Mensagem para o dia da Aliança de Amor, 18 de outubro de 2024, do Pe. Alexandre Awi Mello, presidente da Presidência Internacional de Schoenstatt
Querida Família de Schoenstatt,
Estamos celebrando 110 anos de nossa Aliança de Amor. Tudo começou neste lugar. Nossa história está vinculada a este lugar e, há justamente 10 anos, muitos de nós estávamos aqui para receber este fogo, para acompanhar a Mãe, que tomou posse novamente de seu Santuário.
Todos se recordam quando chegaram os jovens da Fakellauf (Corrida da Tocha), com a tocha, e transmitiram o fogo a todos nós. Esse fogo que sentíamos no coração é o mesmo fogo que hoje, 10 anos depois, queremos continuar entregando à Igreja.
Por isso, a novena deste ano teve como lema “fogo para a nossa Igreja”. Não queremos ficar olhando para o passado. Queremos projetar nosso carisma para toda a Igreja. Que esse fogo que arde em nossos corações continue presente, continue ardendo na Igreja.
E é por isso também que este ano queremos iniciar uma campanha em torno do Santuário Original para dizer que “todos somos Schoenstatt”. Todos, em todo o mundo, somos Schoenstatt e, por isso, queremos abraçar a origem, abraçar o Santuário Original, e projetar a Aliança. Levar essa convicção de que nosso carisma é importante para o hoje da Igreja em todas as partes.
Fazemos isso com a consciência de que somos uma Família internacional. Por isso, essa campanha tem três focos: o Santuário Original, o Pe. Kentenich, com todo o processo que estamos levando adiante para sua canonização, e Schoenstatt Internacional, a página schoenstatt.com, que precisa ser, de alguma maneira, mantida por todos, acompanhada por todos.
Queremos, então, a partir do Santuário, sentir-nos unidos como Família internacional, porque todos estamos vinculados a este lugar e queremos levar o fogo do Pe. Kentenich, o fogo que ele nos deixou de sua missão, de seu carisma, para a Igreja de hoje e de amanhã. Por isso, abraçamos a origem, projetamos a Aliança, porque todos hoje, como há 110 anos, como há 10 anos, hoje, todos somos Schoenstatt.
Fonte: schoenstatt.com