“Aqui é bom estar”, estas foram as palavras do Pai e Fundador, o Pe. José Kentenich, que inspiraram a celebração dos 110 anos da primeira Aliança de Amor. E para recordar os primeiros, a Família de Schoenstatt do Rio de Janeiro/RJ, se reuniu para celebrar o aniversário da Aliança de Amor, e este não foi o único motivo de festa. Neste dia também foi celebrados os 26 anos do Santuário de Schoenstatt Tabor da Redenção da Família e os 50 anos de Sacerdócio do Cardeal, Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Larissa Miranda Marmello nos conta: “Celebrar 110 anos de Schoenstatt é celebrar 110 anos de uma história de Amor, de uma aliança que atingiu e atinge inúmeros corações que continuam a se entregar para a Mãe, de um movimento que se tornou sinônimo de lar e de família. Além disso, particularmente, aqui no Rio de Janeiro, também por comemorar os 26 anos do nosso Santuário”
Um dia de gratidão!
Caravanas de diversas cidades e estados se reuniram na Praça José Kentenich. O inicio das celebrações do dia se deu com o momento de abraço no Santuário. Na Tenda dos Peregrinos a Adoração e Benção do Santíssimo conduzida pelo Padre Rogério Costa Félix, seguiu o dia de oração e louvor. O momento do Terço, foi conduzido por membros da Família de Schoenstatt local, levando também as intenções pelos 50 anos de sacerdócio do Cardeal Arcebispo, que foi acolhido com um ramalhete de flores, depositado no altar da Mãe Três Vezes Admirável.
“Nós peregrinos tivemos três motivos para celebrar: os 110 anos da Aliança de Amor, os 26 anos da fundação do nosso Santuário Tabor Redenção da Família e os 50 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom Orani, o Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Muitas bênçãos e graças alcançadas durante esses anos de caminhada com a Mãe Rainha nos dão sempre motivos de gratidão!” Conta Sonia Maria Quintanilha da Rosa
Instrumento de evangelização para Igreja
A Santa Missa, foi presidida pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta, que em sua homilia enfatizou: a missão de Schoenstatt e a importância da nossa vocação para a Igreja. Destacou a Campanha da Mãe Peregrina como instrumento de evangelização, quando a “capelinha” vai de casa em casa, em missão.
Ao final de sua homilia pediu que sejamos cristãos que vivam o evangelho, contagiando o mundo com o bem, e que as pessoas vejam Jesus Cristo através de nós. “O Santuário Arquidiocesano de Schoenstatt será local de Indulgências no Ano Santo de 2025” disse o Cardeal.
Após a Comunhão, Dom Orani recebeu as flores que representando as orações do terço rezadas em suas intenções e pelo Santo Padre o Papa Francisco. Também renovando a expressão concreta do empenho pelas vocações sacerdotais.
Com gratidão por 110 anos de Aliança de Amor, renovados para mais 110 anos de carisma presenteado a Igreja.
Confira mais fotos deste dia no link e a celebração completa no canal do youtube do Santuário.
Texto:Julia Caumo e Maria Dolores Batista Melo
Editado por: Suellen Figueiredo