O dia da Aliança marcou o início do Congresso de Outubro 2024 da Família de Schoenstatt do Regional Sol do Tabor com lema: Sol do Tabor avança mar a dentro e lança as redes. A cada ano, o congresso é realizado em um dos centros de Schoenstatt do Regional, desta vez em Olinda/Pe. Membros de todo regional participam todos os anos, para partilhar as conquistas e desafios do ano e planejar os caminhos para 2025.
A programação teve início no Santuário de Schoenstatt Tabor da Nova Evangelização com Santa Missa presidida pelo Pe. Rafael Mota, que em sua homilia destacou os 110 anos da Aliança de Amor, e o que disse o Papa Francisco em sua audiência com membros do Movimento de Schoenstatt, por ocasião do centenário em 2014: “Um carisma não pode ser guardado como uma peça de museu. Um carisma não pode ser engarrafado e colocado em uma prateleira e nem debaixo de uma redoma de vidro. Ele somente continua vigente se é colocado em contato com o tempo, com o que está acontecendo hoje!”. Um jantar de confraternização encerrou a primeira noite.
Avançar mar adentro e aprender a pescar!
No segundo dia os congressistas foram convidados a refletir sobre o lema do congresso. A Ir. Gloria Maria Melo, apresentou o lema do ano, e perguntas de como podemos nós hoje avançar e seguir “pescando” novas vocações para Schoenstatt diante dos desafios atuais? Que ferramentas são necessárias adquirir ou aprimorar?
A resposta para estes questionamentos veio com o tema da Ir. Jessica Maria Gassen que em formato de entrevista, com pescadores de nossa região e membros da família de Schoenstatt, trouxe as ferramentas necessárias para que tenhamos uma boa “pesca”. Elizabete Melo, Campanha Mãe Peregrina Schoenstatt, Maceió/AL partilha: “ No dia a dia nós nos amedrontamos, e acabamos agindo como Pedro que inicialmente teve medo, mas que no final confiou em Jesus e lançou suas redes. Eu volto para casa com o pensamento de lançar minhas redes e ser forte”.
Jesus está no nosso barco!
A juventude de Schoenstatt conduziu a vivência do congresso, a sombra do Santuário, um teatro lembrou a passagem do Evangelho de São João(Jo 21, 1-11):“Disse-lhes ele: “Lançai a rede ao lado direito da barca e achareis”. Lançaram-na, e já não podiam arrasta-la por causa da grande quantidade de peixes.”
A vivencia culminou com um momento de Adoração ao Santíssimo e em seguida jantar com noite cultural. Pedro Gonçalves ,Terço dos Homens Mãe e Rainha, Recife/Pe comenta sobre este momento: “A vivência do congresso tocou profundamente a todos. Nós vivemos um momento de muita dificuldade nas relações humanas e nós que fazemos parte do Movimento de Schoenstatt temos a responsabilidade de lançar as redes para resgatar as pessoas que estão a deriva, perdidas”.
Pescadores de Homens
O ultimo dia do congresso, foi dedicado a momentos de conversas por ramos. O Pe. Rafael Mota, guiou o momento de “construção de barcos”, para seguir e avançar mar adentro. Os barcos, foram entregues em ofertório na Santa Missa, que foi presidida pelo Pe. Afonso Wosny, que destacou em sua homilia o impulso missionário que cara liderança tem por tarefa em seus ramos e apostolados.
O congresso alcançou seu objetivo de despertar a todos e fazer com que saiam e lancem suas redes, ou seja, assumam a missão de levar Schoenstatt ao mundo.
“Nós temos a missão de sair daqui e arregaçar as magas e lanças as redes em águas mais profundas. Nós não temos que temer, sabemos que Jesus e Maria estão conosco em nosso barco, então estamos seguros”. Elson Bahiense e Maria Sirley Liga de Famílias, Salvador/Ba
O Pai tem o leme nas mãos então não havemos de perecer!
Texto : Danúsia Marilia e Suellen Figueiredo