Ir. M. Nilza P. da Silva – Você sabia que cada ano, de 1 a 8 de novembro, você pode receber uma indulgência plenária cada dia e oferecê-la para uma pessoa que faleceu e se encontra no purgatório? Isto é, cada dia, você pode ajudar uma pessoa a entrar no céu.
No Manual de Indulgências lemos:
“Ao fiel que visitar devotamente um cemitério e rezar, mesmo em espírito, pelos defuntos, concede-se indulgência aplicável somente às almas do purgatório. Esta indulgência será plenária, cada dia, de 1 a 8 de novembro; nos outros dias do ano será parcial.”
É muito importante saber que a indulgência plenária, da semana de finados, só pode ser aplicada a alguém que tenha falecido.
O que é indulgência plenária?
Na definição do Catecismo da Igreja Católica, a palavra indulgência significa «a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela ação da Igreja…» (CIC 1471)
As indulgências possuem duas categorias: parcial ou plenária, ou seja, pode libertar «parcialmente ou na totalidade da pena temporal devida ao pecado» (CIC 1471).
Em outras palavras, a indulgência plenária significa o PERDÃO TOTAL dos pecados, liberando o pecador da obrigação de cumprir as penas de purificação, no purgatório, após sua morte.
O que é preciso fazer para receber essa indulgência?
De acordo com o documento do Vaticano sobre a Doutrina e o Uso das Indulgências:
A indulgência plenária só pode ser adquirida uma vez por dia, ressalvada aos que se acham “in articulo mortis”.
– Para adquirir a indulgência plenária é preciso fazer uma obra enriquecida de indulgência e preencher as seguintes três condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice. Requer-se além disso rejeitar todo o apego ao pecado, qualquer que seja, mesmo venial. Se falta essa plena disposição ou não se cumprem as supramencionadas condições, ficando intacta a prescrição da norma 11 para os que se acham “impedidos”, a indulgência será apenas parcial.
As três condições podem ser preenchidas em dias diversos, antes ou após a realização da obra prescrita; mas convém que a comunhão e a oração nas intenções do Soberano Pontífice se façam no mesmo dia em que se faz a obra.
Com uma só confissão sacramental, podem adquirir-se várias indulgências plenárias, mas para cada indulgência plenária é necessária uma comunhão e as orações nas intenções do Sumo Pontífice.
A condição da oração nas intenções do Sumo Pontífice pode ser plenamente cumprida recitando em suas intenções um Pai-nosso e Ave-Maria; mas é facultado a todos os fiéis recitarem qualquer outra oração conforme sua piedade e devoção para com o Pontífice Romano.
Dom Henrique explica o que é Indulgência Plenária
Publicado em: 4 de nov de 2023
E válido, fui ao cemitério no dia 02, fui a missa, mas aguardei no dia 04 no domingo , pois assim confessei, para comungar e orar pela alma da minha mãe.
Porque os padres não divulgam sobre às indulgências??? Na minha cidade fui me confessar e eu perguntei quando teria uma indulgência plenária,do contrário nem ficaria sabendo! E tem muitos que não sabem nem o que é indulgência plenária.
Excelente observação. Existe um livro que chama Manual das Indulgencias, leia e ajude a divulgar… (O link para ele está no meio do texto acima) Precisamos voltar a suplicar aos Sacerdotes que bem as divulgue mas tb precisamos ajudar o povo a saber.
Eu quero fazer isso, mas tenho dúvidas; é preciso visitar o cemitério todos os dias de 1 a 8 de novembro?
E tem que ser intenção apenas uma alma ou pode ser intenção a todas as almas do purgatório?
Resposta: A indulgência é para cada dia que se visita o cemitério e se cumpre as condições prescritas. Portanto, se visitar apenas um dia, receberá a indulgência para uma pessoa, se visitar 5 dias, para cinco e assim em diante. Cada vez é válido apenas para uma pessoa.