170 líderes do Movimento Apostólico de Schoenstatt, das dioceses do Rio Grande do Sul/RS e de Santa Catarina, estiveram reunidos de 18 a 20 de outubro, em Santa Maria/RS, para o Congresso de Outubro. A sombra do Santuário, a Família de Schoenstatt no Regional Tabor renova a Aliança de Amor e assim se inicia o evento.
Do Terceiro Marco ao jubileu da Mãe Peregrina
O acento especial é o aniversário dos 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS). “Não poderia ser diferente, pois estamos no ‘berço’ deste grande apostolado”, comenta Ir. M. Márcia Alves.
Na manhã de sábado, a explanação sobre o significado dos jubileus e sua preparação é seguida por uma mesa redonda, sobre o Servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon. Pe. Vitor Hugo Possetti testemunha: “A Família de Schoenstatt reunida tem um encontro inspirador com o mistério da vida de João Pozzobon. É entusiasmante e um sinal de esperança contemplar a vida de alguém que viveu heroicamente a fé e a missão, a partir de nossa espiritualidade. Destaco a participação ativa da juventude e os compromissos concretos assumidos pela Família de cada local, para divulgar mais a pessoa de Pozzobon e colher ainda mais bons frutos de sua vida.”
Nos passos de um ‘Irmão santo’
A tarde é preenchida por uma peregrinação, nos passos de João Pozzobon, até a Casa Museu (1 Km) onde ele viveu com sua família, a oração junto à sua ermida e uma reflexão sobre a simbologia e espiritualidade expressa nos quadros que adornam as paredes do quarto. O encontro com três filhos de João Pozzobon, na capela Nossa Senhora das Graças, e a oração junto ao seu túmulo encerra essa programação.
Juventude e Pozzobon: um binômio que ‘dá certo’
A Juventude Masculina e Feminina de Schoenstatt coordena a vivência da noite, sobre a pessoa de João Pozzobon, sua entrega à Mãe de Deus, à missão e sua aspiração radical, simbolizada numa réplica da sua cruz negra, junto ao Monumento dos Heróis, do Santuário Tabor. Luciana Volpato conta: “Percebi, de uma forma mais profunda, a importância da CPMS, assim como conheci ainda mais a vida e obra de João Luiz Pozzobon, que dedicou sua vida a peregrinar com a Mãe e Rainha e deixou um grande legado para a Família de Schoenstatt.”
Guiados pela juventude, tendo a Mãe Peregrina e a cruz negra à frente, os congressistas peregrinam ao Santuário Tabor, para serem enviados em missão, cada um com uma pequena peregrina.
A hora de ‘colocar na prática’
O domingo é dedicado à partilha. Pe. Clodoaldo Kamimura, Diretor Regional, que acompanha o evento e preside as santas missas, faz um resumo dos impulsos já apresentados e os participantes discutem sobre como aplica-los de forma prática, para o próximo ano. A Sra Leocádia Clara Gluszczak Arnecke Coordenadora da CMPS, em Canoas/RS, partilha sua experiência com a enchente de maio. A água cobriu totalmente a sua casa, foi belo e reconfortante visitar os flagelados, no seu bairro, com a Mãe Peregrina Auxiliar, e ouvir dos vizinhos a gratidão: “Muito obrigada. É disso que precisamos!”
Em vídeo, todos viram também o testemunho do Sr. Giuseppe Marramarco (+2016), sobre seu encontro com o Servo de Deus João Pozzobon, que fez também dele um missionário com a Mãe Peregrina Auxiliar, nos presídios.
Com o propósito de se empenhar pela beatificação de João Pozzobon, de conhecê-lo mais, divulgar sua pessoa e colaborar com a Campanha da Mãe Peregrina, foi encerrado o Congresso, diante do Santuário. São enviados com a expressão de São Vicente Pallotti: “Ela é a grande missionária! Ela fará milagres!”.
Para mais fotos do congresso nos links abaixo: