Sob o lema “Missionários da Esperança, em Cristo, transfiguremos a Realidade”, o Congresso de Outubro do Regional Missionis ocorreu à sombra do Santuário de Schoenstatt da Esmagadora da Serpente, entre os dias 01 e 03 de novembro de 2024, em Londrina/PR.
Na sexta-feira, a Sra. Lucia Ferreira da Silva apresenta as belezas e os compromissos assumidos no Jubileu do 31 de maio, no Chile. Alberto e Terezinha Alberto Gomig fazem todos reviverem a inauguração do mais novo Santuário, o Santuário em Maringá/PR e Sônia Aparecida Váguala Sebastião partilha as experiências na construção e bênção da Ermida da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Presidente Prudente/SP.
Transfigurar a Realidade
“Além de beber a esperança na graça de Deus, somos também chamados a descobrir, nos sinais dos tempos, o que o Senhor nos oferece”. Com estas palavras do Papa Francisco, a Ir. M. Patrícia Lemes inicia a transmissão da palestra preparada pelo do Pe. Antônio Bracht: “Olhar a realidade do local, olhar cada um para si mesmo, olhar para Cristo e deixar-se guiar por Ele, transfigurando a nossa realidade”. Diante de uma leitura da conjuntura mundial atual, marcada por grandes desafios, a reflexão sobre a importância da Aliança de Amor. O Fundador, Pe. José Kentenich, apontou uma forma de ver a Providência de Deus na vida diária, que nos guia e orienta. Sua herança espiritual é capaz de gerar santos, bastando ser fiel ao compromisso feito em Schoenstatt.
Deus Fala na Oração
Após um momento de oração, os congressistas seguem para as oficinas, nas quais contemplam a vida e a missão de três heróis de Schoenstatt. Ao comentar sobre as oficinas, Elaine Galvão diz: “A confiança de Ir. M. Emilie em Deus, e o questionamento que ela faz me faz refletir: Será que nossa fé é suficiente para termos essa confiança e sermos capazes de entregar o que temos de mais precioso para Deus e deixar que seja feita a sua vontade em nossa vida.” Para Emileni Beaggi Antunes “João Luiz Pozzobon desafiou as dificuldades de seu tempo e de sua própria vida. Seguiu firme em seu ideal de ‘Guarda fiel do Santuário’. Com certeza, queremos ser como o Sr. João, o burrinho de Nossa Senhora, levando a Mãe de Deus a todos”. Leandro Galvão partilha que José Engling “apesar de todas as dificuldades, no caso estando na guerra com todos os motivos para desistir, José Engling não desistiu e não deixou de preencher até mesmo o seu horário espiritual. Sua fé no poder intercessor da MTA o fez grande e forte, um exemplo a ser seguido. Ele nos ensina que também nós, embora com tantas limitações e dificuldades, é possível buscar a santidade”.
Nossos Heróis Continuam Vivos em Nós
O sábado termina com uma vivência, apresentada pela Juventude Feminina e Juventude Masculina de Schoenstatt, sobre a primeira visita do Pe. José Kentenich ao Brasil, e um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Ieda Maria da Silva comenta: “A vivência da noite de sábado foi profunda, emocionante e educativa, pois despertou nos participantes o anseio por conhecer mais a vida dos heróis de Schoenstatt. Também reforçou a importância de seguirmos o exemplo deles. De tudo, deduzimos que hoje também é possível nos tornarmos santos”.
Sair em Missão!
O último dia começa com a reflexão, dirigida por Alberto e Terezinha: “Ao sair desse Congresso, como vocês vão transfigurar a sua realidade local? Quais os sinais de esperança que vocês levam para a Família de Schoenstatt?” O encerramento se dá com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Rafael Flausino, que em sua homilia destaca os heróis de Schoenstatt e todos os santos que inspiram nossa caminhada: “Bem-aventurados os missionários da Campanha da Mãe Peregrina! Bem-aventurada a Liga de Famílias! Bem-aventurada a juventude de Schoenstatt!”
Chamados à missão, todos partem inflamados para mais para ser, junto com a Igreja, peregrinos da esperança, desafiados a “lançar voo” em cada local.
Confira mais fotos no link
Texto: Ir. M. Iracema Betoni Edição: Suellen Figueiredo e Ir. M. Nilza P. da Silva