Um dia especial no Santuário da Mãe e Rainha
Ir. M. Verônica Cristina dos Santos– No dia 1º de novembro, Dia de Todos os Santos, a Família de Schoenstatt se reuniu pela primeira vez para celebrar esta data especial no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP. A iniciativa foi proposta por Miriam Bueno, que desejava criar um ambiente alegre onde as famílias pudessem “celebrar a vida e a santidade dos santos como fonte de inspiração”.
Relembrando como a ideia da festa começou, Miriam Bueno disse: “Quando minhas filhas eram pequenas, fizemos essa festinha pela primeira vez em 2015, e foi muito especial. Coincidiu com um encontro naquele fim de semana. Depois disso, não conseguimos mais realizar, mas sempre fazíamos no nosso curso pelo WhatsApp, onde cada pessoa mandava algo do seu santo escolhido. Esse ano, decidi retomar a ideia por conta das crianças, da juventude animada, e para trazer o foco para essa data importante. Contar as histórias dos santos é fundamental para formar os corações das crianças com boas virtudes e exemplos.”
O evento contou com a presença de mais de 60 pessoas, entre crianças e adultos, que se vestiram ou trouxeram objetos representando seus santos escolhidos. A programação teve início com um lanche partilhado, em um ambiente cuidadosamente decorado para a ocasião. Em seguida, a Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) apresentou uma peça que ressaltou que “santo é aquele que deixa a luz de Deus brilhar através de si”. Cada participante teve a oportunidade de compartilhar qual santo estava representando e o motivo da escolha.
Fabiana R. G. Maeda Bragion, da Liga de Famílias, refletiu sobre a importância do evento, afirmando: “Foi especial! Nunca havia participado de um evento com esse tema. Trago de bagagem desta festa a reflexão de que devemos buscar conhecer a vida de nossos santos para nos empenharmos na busca da santidade na vida diária. Afinal, o céu é nosso objetivo.”
A Daniela Martins destacou o evento como um momento de fé em comunidade, dizendo: “Foi uma noite abençoada e única, em um lugar que amamos profundamente e consideramos nosso lar espiritual. Ver tantas crianças e adolescentes caminhando no exemplo dos santos encheu nossos corações de alegria e inspiração. Essa noite nos lembrou da importância de viver a fé em comunidade e manter a chama da fé acesa para as próximas gerações.”
O João Pedro Maeda Bragion, da Juventude Masculina de Schoenstatt (Jumas), celebrou a novidade do evento: “Foi uma experiência nova para muitos de nós, incluindo os meninos do Jumas. Foi uma noite muito especial e já estamos ansiosos para a festividade do ano que vem!”. Para a Lidiane Oliveira a festa reforçou seu desejo pela santidade. “Sempre quis buscar a santidade, mas agora essa vontade se tornou mais forte. É com essa busca que vou poder encontrar minha mãe e nossa Mãe lá no Céu.”
Animada, Giulia Maeda Bragion compartilhou sua experiência. “Combinamos de todos irem caracterizados com fantasias de Santos ou heróis de Schoenstatt! Foi feita uma dinâmica para conhecermos melhor a história dos Santos. Muitas portas foram abertas para diversas crianças ingressarem ao Movimento! Contamos com a presença de todos em próximas festividades que planejaremos no futuro!”
À noite, para iluminar ainda mais a celebração, todos receberam pulseiras que brilhavam no escuro e realizaram uma caminhada até o Santuário, simbolizando seu compromisso com a santidade.
Com alegria e união, a Festa de Todos os Santos da Família de Schoenstatt foi um momento marcante e cheio de significado, reforçando a importância da santidade e da convivência em comunidade.
Fonte:santuariodeatibaia.org.br