“Sempre que estiverem em dificuldades, coroem a Mãe de Deus!” – Pe. José Kentenich
Durante o ano santo, 2025, acontece a coroação da Mãe de Deus, no Santuário Matri Ecclesiae, em Roma.
Data da coroação: 09 de junho de 2025, às 09h30min
Em seguida da Festa de Pentecostes, por ser a Festa de Maria Mãe da Igreja e no conjunto das comemorações do Jubileu dos Movimentos em Roma.
O título e tarefa dada à Rainha
A Mãe de Deus será coroada como “Rainha Mãe da Igreja”, como súplica pela abertura completa e definitiva do Centro Internacional do Movimento de Schoenstatt, em Roma, que se encontra em processo de aprovação nos setores de governo romano, o reconhecimento pleno do carisma do Pe. Kentenich e o esclarecimento de todas as situações na causa de sua beatificação.
A conquista da coroa
Por meio das ofertas ao Capital de Graças.
Simbologia da coroa
A coroa da Regina Mater Ecclesiae é uma réplica fiel da coroa da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, do Santuário Original, que indica a unidade, coesão e fidelidade à origem, bem como doação total e confiança ilimitada no carisma e na missão do nosso Pai e Fundador, profeta da Igreja nas novas margens do tempo.
Em sua base central, traz a logo de Belmonte, que indica a união dos filhos de Schoenstatt abraçando a Basílica de São Pedro, entre as linhas horizontais de pedras ametistas e as quatro pequenas cruzes. As duas fileiras de pedrinhas significam: “Nada sem vós (fileira de cima), nada sem nós (fileira de baixo)”. A tonalidade lilás das pedras é um símbolo de amor (entre os cristãos), de união com Cristo, com o Seu sangue, com Ele, Imolado e Ressuscitado por total amor a nós, Sua Igreja. As quatro pequenas cruzes simbolizam os quatro marcos históricos de Schoenstatt, as cinco hastes representam nossa pequenez que se curva diante da Regina Mater Ecclesiae. Na parte de trás da coroa estão gravadas a data da coroação e duas frases: “Regina Mater Ecclesiae, clarifica te” (Rainha Mãe da Igreja) e “Dilexit Ecclesiam” (Amou a Igreja).
Peregrinação da coroa
A coroa confeccionada no Brasil foi levada a Roma em setembro de 2024, foi abençoada pelo Santo Padre e está em peregrinação por diferentes locais da Itália. Em março de 2025, será levada ao Santuário Original e, em junho, a Presidência Internacional de Schoenstatt a levará para a celebração internacional no Santuário Matri Ecclesiae.
Preparação para a coroação
Além das atividades já realizadas, a preparação se iniciará em janeiro de 2025 por meio de uma novena preparatória que será disponibilizada pela Coordenação Internacional de Schoenstatt via PDF (a nível internacional), rezada quinzenalmente refletindo sobre a missão do Santuário Matri Ecclesiae e as motivações para a coroação.
Ademais, Nos dias 8 e 22 de cada mês, no canal do YouTube: @santuarioschoenstattbelmon426, será transmitido um pequeno vídeo com o conteúdo da novena e motivação à oração.
Como participar
Especialmente, por meio da oração e entrega das ofertas ao Capital de Graças. A participação presencial pode ser comunicada pelo email: amministrazione@roma-belmonte.info. A celebração também será transmitida pelo canal oficial do Santuário no YouTube
Edição do texto: Rafaelle Nogueira de Sousa
Preparemo-nos espiritualmente para a coroação de Nossa Mãe e Rainha em 09/06/25.