A cada 8 de dezembro, anualmente, João Luiz Pozzobon entregava ao bispo o relatório anual de seu apostolado com a Mãe Peregrina. Neste ano, os postuladores da causa pela sua beatificação repetiram esse seu gesto.
Pe. Vitor Hugo Possetti – No dia 9 de dezembro, houve um encontro de Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo da Arq. de Santa Maria/RS, com Pe. Vandemir Meister, superior provincial do Instituto dos Padres de Schoenstatt, e Pe. Vitor Possetti, vice-postulador da causa de beatificação do Servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon.
Os padres entregam um relatório e Planejamento da Secretaria Pastoral do Servo de Deus, coordenada pelo Pe. Vitor – seguindo tradição do Diácono Pozzobon que todos os anos, dia 8 de dezembro, assinava relatório e entregava ao arcebispo em espírito de comunhão – e também uma Cópia Original da Positio, documento que resume e sistematiza todo estudo sobre a Vida, virtudes heroicas e fama de santidade do Servo de Deus. Documento fundamental para a beatificação, trazido de Roma para o Arquivo da Causa.
Nova etapa do processo de beatificação
Após a conclusão da fase diocesana e abertura dos trabalhos em Roma, a Positio foi recentemente concluída, impressa e entregue ao Dicastério para a Causa dos Santos, no Vaticano. Agora o processo entra em uma nova etapa, conduzido pelo próprio Dicastério. A positio será submetida a um grupo de teólogos consultores, juntamente com cardeais e bispos, que revisam o conteúdo para avaliar a autenticidade das virtudes do candidato à luz da doutrina da Igreja. Se o parecer for favorável, um relatório será apresentado ao Papa, que poderá então declarar João Luiz Pozzobon como “Venerável”, o que representa um passo fundamental no caminho rumo à beatificação.
O Reconhecimento de Milagres
Outro aspecto importante da causa, e que também está em andamento, é o reconhecimento de um possível milagre, condição necessária para que a beatificação ocorra. Entre as muitas graças atribuídas à intercessão do Diácono João Pozzobon, ao menos um caso específico foi cuidadosamente documentado em nível diocesano, com o apoio de uma comissão de peritos, como já foi publicado em outro momento. Essa análise, como previsto, deverá ser examinada também em Roma, seguindo os protocolos do Dicastério da Causa dos Santos.
Futuramente, havendo o reconhecimento de um eventual milagre e das virtudes heroicas, o Papa poderá então autorizar a beatificação de João Luiz Pozzobon.
Edição: Suellen Figueiredo