Neste advento, quem visita o Santuário da Mãe e Rainha, Tabor da Nova Evangelização, em Olinda/PE, pode vivenciar uma experiência de encontro com Cristo no presépio: “Adorar à Cristo junto ao presépio, com o pôr do sol e com a vista das cidades de Olinda e Recife. Sinto Jesus nascendo novamente dentro de cada um que está presente neste momento. Renova nossa esperança para o novo ano que está chegando,” testemunha Marta Pontes.
O presépio e o por do sol
O Pe. Filipe Araújo, Reitor do Santuário, nos conta como surgiu a ideia: “Vemos a cidade, para lembrar que Belém é onde vivemos. Jesus nasce em todo lugar, em todos os lares que o acolhem, em todas as famílias. ‘Belém é aqui’, canta uma música já tradicional. Contemplar o presépio, com as cidades de Olinda e de Recife ao fundo, nos recorda isso. Atrás do presépio, vemos também o horizonte onde o sol se põe. Temos feito adorações eucarísticas, sob o pôr-do-sol, durante todo o Advento, para recordar que estamos em um momento de espera. No Natal, celebramos o nascimento do Sol de Cristo, que ilumina nossas vidas. O pôr-do-sol é o momento, a partir do qual, esperamos que o sol nasça novamente. Com isso, recordamos e vivenciamos que o Advento é a espera da segunda vinda de Cristo, na preparação para a comemoração litúrgica do Natal do Senhor.”
A ideia da posição do presépio tem atraído muitas pessoas, todo final de semana de Advento, que compartilham o momento em suas redes sociais. É uma forma de também evangelizar e levar este tempo de espera para tantas pessoas.
Qual é o significado deste presépio?
Todo presépio é, sem dúvida, uma catequese. Ele nos revela o mistério de um Deus que, por amor à humanidade, assume a nossa condição, tornando-se semelhante a nós para nos tornar semelhantes a Ele. A montagem do presépio foi idealizada pelo Postulante dos Padres de Schoenstatt, Guilherme Ribeiro da Silva, que esteve em Olinda nos últimos meses. “Sou suspeito para falar, pois tive a oportunidade de participar da construção do presépio do Santuário, junto com o Pe. Filipe, o Sr. Sebastião Abilio Gonçalves Filho e o Sr. Adriano Santos de Andrade, colaborador do Santuário. Esse presépio, além de sua beleza artística, carrega ricos significados espirituais que nos convidam à contemplação,” comenta Guilherme.
O fundo vazado, que permite visualizar o bairro de Ouro Preto e a cidade de Olinda, entre as imagens. Essa composição nos recorda que Jesus deseja nascer no coração da nossa cidade. Belém, hoje, é cada lugar onde os corações se abrem para acolher o Salvador.
A disposição das imagens em diferentes níveis de altura, todas voltadas para o ponto central do presépio: a manjedoura. Essa organização simboliza a nossa caminhada de fé, um constante subir em direção ao alto, ao encontro do “Dom” que vem de Deus e também recorda que mesmo que estamos em diferentes níveis de santidade, que Jesus se dignou assumir a nossa humanidade, para que nós pudéssemos também um dia participar de sua vida divina de forma plena.
As imagens de barro, com toda a beleza da arte regional, trazem ainda um chamado ao essencial. Elas nos lembram que a simplicidade de Jesus – que nasceu pobre, viveu desapegado e morreu em total entrega – deve inspirar nosso estilo de vida. Ele, livre de tudo, amou plenamente a Deus e aos irmãos.
À noite, o presépio irradia uma luz dourada-amarela, acolhedora, convidando à oração e ao recolhimento. Essa luz representa a “verdadeira luz que ilumina todo homem”, anunciada pelo Evangelho: Jesus.
As luminárias vermelhas, que descem delicadamente da humilde tapera de palha, que protege o Menino e sua Mãe, são um testemunho silencioso da Divindade de Deus. Ele se esvaziou de si mesmo para habitar entre nós. Este mesmo amor o levou a se dar na Eucaristia, perpetuando sua presença no meio do seu povo.
O presépio do Santuário também é preparado como um espaço para a adoração, durante o Advento. “A adoração ao Santíssimo, no presépio, com o pôr-do-sol de fundo, nesse período de advento, está sendo muito significativo. É um momento de intimidade com Deus, de gratidão. É uma linda preparação espiritual, pois, em breve, Ele vai nos presentear seu Filho. Está sendo uma experiência de renovação e de reconciliação com Deus,” partilha Taciana Ferreira.
Belém é o Santuário onde Cristo, humilde e silencioso, espera nossa visita. Belém é cada lugar onde Ele é acolhido e adorado.
Texto: Suellen Figueiredo
Informações: Guilherme Ribeiro da Silva