Neste Natal, seguindo a tradição, eu quis montar o meu presépio. Então, tive uma ideia: pedir para a inteligência artificial montar um presépio para mim.
Ela, muito rapidamente, foi me oferecendo tudo o que pertence a um presépio. Foi buscar as figuras mais lindas que já se produziram de Maria e José. Trouxe um menino Jesus terno, que cabia certinho nos braços de Maria. Trouxe figuras de pastores e de ovelhas, que pareciam ser de verdade, tão perfeitas eram. Montou um cenário maravilhoso, fazendo com que tudo harmonizasse.
Quando terminou, senti um estranho vazio…. a inteligência artificial trouxe tudo, mas neste presépio, parecia que Jesus, o Filho de Deus, não estava presente.
Comecei, então, a montar um presépio no modo tradicional. Fui atrás de palhas e, cada palhinha que ia colocando, eu ia unindo a algum sacrifício que fiz. As figuras não eram as mais belas. Mas, para mim, falavam de pessoas, pessoas dispostas a acolher um mistério que acabou por mudar completamente as suas vidas. Os pastores eram simplesinhos e suas ovelhas meio desgastadas. E nisso me senti bem representado… desgaste, assim constatei, faz parte da minha situação atual.
Por fim, coloquei Jesus nos braços de sua Mãe e pedi a ela que o colocasse no meu coração. Senti uma alegria inexplicável, uma silenciosa resposta a várias questões que vinham me preocupando…
Senti também que não poderia parar por aí, que a experiência que estava tendo não era minha, que eu devia compartilhá-la com outros.
Foi então que entendi que devia voltar à inteligência artificial. Com ela, posso fazer chegar o meu presépio a muitas pessoas. E com o meu presépio, a minha mensagem, melhor, a minha experiência: Ele está nascendo de novo, nos corações.
O meu desejo é que você, que está lendo esta mensagem, tenha Jesus no seu coração. Eu desejo que Ele tenha ali, como tem no meu, um presépio preparado. Que nascendo nos nossos corações, possa iluminar outros, mais outros, e contagiar muitos, para que todos entendam que Ele está presente, porque é o presente. Presente que a humanidade mais precisa, mas, que não precisa mandar vir via plataformas de compra e entrega, porque Ele vem, Ele é o Messias, o Ungido, o Filho que quer redimir a todos os homens!
Basta dispor o coração para acolhê-lo.
Feliz Natal!
Pe. Antonio Bracht
Diretor Nacional do Mov. A. da Schoenstatt