USA Schoenstatt Brasil, este é o nome que leva o grupo no aplicativo whatsapp que reúne mais de 100 brasileiros, que atualmente vivem nos Estados Unidos. “O objetivo do grupo é reunir brasileiros nos Estados Unidos que amam a Mãe e Rainha, que recebiam a Mãe Peregrina em casa, que já tem sua Aliança de Amor (ou ainda não) e tenham interesse em conhecer e se aprofundar na espiritualidade de Schoenstatt”, explica a coordenadora do grupo, Manoela Magalhães.
Veja também: O convite para o grupo foi por este site
Dia da Aliança celebrado juntos
Como autênticos filhos da Mãe e Rainha, o grupo se reúne online mensalmente, dias 18, renovar a Aliança de Amor e rezarem o Santo Terço juntos. Também sem encontram em datas especiais, como no tempo do advento, e aos sábados o grupo promove interação entre os membros com partilhas, testemunhos, pedidos de oração, entre outros. “Fazer parte desse grupo é muito especial para mim, pois sinto que estou mais perto da história, dos valores e dos princípios do Movimento de Schoenstatt, que são tão importantes para nosso crescimento espiritual, como missionária. No grupo posso compartilhar as graças alcançadas pela intercessão da Mãe Rainha e rezar junto. O mais importante é que todo dia 18, dia da Santa Aliança, posso fazer a renovação e rezar o terço,” diz Alessandra Padilha
O vínculo que fortalece cada um
De fato, a fidelidade dos membros já gera frutos de unidade e família para muitos. “Estar no grupo USA Schoenstatt Brasil é confiança, fortalecimento e aliança para mim! Confiança porque vemos que Nossa Senhora tem um plano individual e único para cada um de nós, independentemente de onde estamos geograficamente. Portanto: Confiar cegamente em toda situação.
Fortalecimento porque estamos unidos no coração de Nossa Senhora e nas orações que nos fortalecem, para que possamos cumprir esse plano de amor! Estamos vinculados uns aos outros e isso nos fortalece para seguir adiante, mesmo com os desafios que uma vida fora de sua pátria apresenta,” testemunha Andrea Kramer
Próximos passos planejados
Manoela partilha também que estão atentos para saber o a vontade de Deus com este grupo. Ela diz que vem surgindo novas ideias vem surgindo, como exemplo: ovos grupos de formação para casais, jovens, estudos sobre a educação para os filhos, destes residentes nos Estados Unidos, e estão nos planos para o próximo ano, além a preparação para a Aliança de Amor, uma peregrinação aos santuários mais próximos, para selar a Aliança. Para Andrea, “este grupo reforça que a Mãe rompe todas as barreiras a fim de unir seus filhos e utilizá-los como instrumento! É uma alegria participar deste grupo, desde o início, porque sei que Ela pretende colher muitos frutos!”
A alegria de pertencer a Schoenstatt
Apesar das dificuldades com a cultura, língua e adaptação, da distância em que cada um mora, os schoenstattianos do grupo tem sentimento em comum: a alegria do pertencimento: “Participar do grupo USA Schoenstatt Brasil trouxe uma grande alegria para nossa família,” revela Andrea “Sinto no meu coração que estamos todos mais juntos em oração, pelo crescimento e divulgação do Movimento de Schoenstatt. Mantendo vivo assim o ‘belo lugar’ e tornamos nossa casa um verdadeiro santuário de graças,” conta Alessandra. E Caroline Santana concorda que estar no grupo “é uma benção muito gratificante para nossa família”.
Na ação apostólica de criar esse grupo no whatsapp observa-se o sensível toque ao pulso do tempo e o ouvido no coração de Deus, como propõe nosso Fundador, Pe. José Kentenich. Pois, pelo uso de ferramentas do dia a dia, quantos corações foram atraídos. Como encerra a Alessandra: “No fundo, esse o grupo representa bem o lema tão importante do Movimento Apostólico de Schoenstatt: ‘Nada sem nós, Nada sem vós”
Informações enviadas por Manoela Magalhães
Texto: Rafaelle Nogueira de Sousa/Ir. M. Nilza P. da Silva