Hoje, celebramos uma história de amor que transcende o tempo, um testemunho vivo da força do matrimônio e da fé. É com gratidão que louvamos a Deus pelas bodas de 60 anos de Olindo e Marilene Toaldo, uma jornada de amor e fidelidade que foi cuidadosamente planejada por Deus desde toda a eternidade.
A história deles começou em 1962, quando se conheceram na universidade. Em março daquele ano, Marilene ingressou no Curso de Pedagogia na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Imaculada Conceição”, em Santa Maria/RS. Nessa mesma instituição, Olindo passou a integrar o corpo docente, lecionando Filosofia da Educação e História da Filosofia para o Curso de Pedagogia. Mas a Divina Providência reservou um encontro especial para eles em uma data significativa: 8 de dezembro de 1962, dia da Imaculada Conceição. Enquanto Olindo aguardava o ônibus, Marilene passou por ele, acompanhada de amigas, a caminho da sua formatura no Curso de Formação de Professores para Deficientes Auditivos na Universidade Federal de Santa Maria. Em um gesto espontâneo, Marilene convidou Olindo para a cerimônia, e ele aceitou com alegria. No dia seguinte, um domingo, Olindo a convidou para assistirem juntos à missa na Catedral.
Nos dias que se seguiram, Olindo, que participava da Juventude Masculina de Schoenstatt, apresentou o Santuário Tabor à Marilene. Em outra ocasião, apresentou-a à Ir. Terezinha Gobbo, que convidou Marilene a se juntar à Juventude Feminina de Schoenstatt. O namoro iniciou em 31 de dezembro, daquele mesmo ano e foram ao Santuário para agradecer à Mãe e pedir bênçãos para a caminhada juntos. O dia 8 de dezembro tornou-se um marco em suas vidas — escolhido por Deus Pai para seu encontro — e assim decidiram que essa seria também a data do seu noivado em 1963. A celebração ocorreu durante uma santa Missa no Santuário Tabor, onde fizeram sua Consagração de Noivos.
Ao longo de 1964, prepararam-se para o matrimônio que celebrariam no dia 4 de janeiro de 1965, na Catedral de Santa Maria. Na manhã daquele dia, antes da cerimônia, participaram de uma missa no Santuário Tabor, onde selaram sua Aliança de Amor com a Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt e assinaram a Carta Branca. Desde aquele “SIM”, há 60 anos, com a força da graça sacramental e da Aliança de Amor, o casal Toaldo vive fielmente o chamado à santidade a dois e ao serviço à família e à Igreja. Seu amor conjugal reflete o amor de Cristo por Sua Igreja. O Pai do Céu os agraciou com três filhas — Ana Maria, Maria Ester e Mariângela — com as quais construíram uma sólida família católica schoenstattiana.
No Natal de 1966, o casal Toaldo realizou um sonho ao pisar no solo sagrado de Schoenstatt na Alemanha e conhecer o Santuário Original e o Pe. José Kentenich. Entre 1966 e 1967, tiveram a graça de se encontrar quatro vezes com o Pai e Fundador. Durante essa fase da vida deles, podemos perceber os planos divinos que transformaram um sonho em outro: enquanto moravam em Paris para aprimorar seus estudos nas respectivas áreas profissionais — um desejo realizado por meio das bolsas que receberam — puderam também visitar Schoenstatt.
Assim como Maria, Olindo e Marilene colocaram-se à disposição para realizarem os planos de Deus em suas vidas. Como fiéis instrumentos nas mãos da Mãe de Deus e filhos do nosso Pai e Fundador, Padre José Kentenich, contribuíram significativamente para o crescimento do Movimento de Schoenstatt no Brasil.
Em 16 de abril de 1965, iniciaram a Liga de Famílias de Schoenstatt no Rio Grande do Sul sob a orientação da Ir. M Terezinha e participaram ativamente, colaboraram nas reuniões dos outros grupos até 1997. Durante esse período, atuaram como assessores dos grupos de casais no Rio Grande do Sul e no Nordeste do Brasil. Eles foram fundamentais para o início da União de Famílias de Schoenstatt, no Brasil, que foi oficialmente fundada em 15 de setembro de 1999, quando ocorreu a consagração do I Curso da União, do qual fazem parte. Colaboraram na formação de casais de vários cursos, em diferentes cidades do Brasil, e vivem intensamente o lema da comunidade da União: “Eu pertenço à União e a União me pertence”.
Hoje, celebramos os 60 anos desse matrimônio todo dedicado à própria família e à Obra de Schoenstatt: um amor que ilumina e exemplo de compromisso com Deus e com a família.
Ana Maria Toaldo
Marlise e Sandro Santos
Parabéns ao casal Olindo e Marilene Toaldo, pela fidelidade ao movimento, e agradecemos sua participação na criação da Liga de Família de Olinda e Recife, em 1997.