Ir. M. Nilza p. da Silva – Há um antigo costume na Igreja, que havia sido esquecido por muitos e, graças a Deus, tem novamente crescido: a bênção da porta da casa, pela festa da epifania, a visita dos Reis Magos a Jesus. Não se trata de um sacramento ou liturgia da Igreja, mas, de uma devoção popular, aprovada pela Igreja, desde que seu prática aconteça dentro das orientações da mesma.
No Manual sobre a Devoção Popular, publicada pelo Vaticano, lemos que entre as devoções populares temos:
– a bênção das casas, em cujas portas está desenhada a cruz do Senhor, o número do ano iniciado, as letras iniciais dos nomes tradicionais dos santos Magos – Caspar, Melquior, Baltasar – (C+M+B), também explicadas como iniciais de “Christus mansinem benedicat” – Cristo abençoe esta casa – escritas com giz bento. Estes gestos, realizados por grupos de crianças acompanhadas por adultos, exprimem a invocação da bênção de Cristo pela intercessão dos santos Magos e ao mesmo tempo são ocasião para recolher ofertas dedicadas a fins missionários e caritativos.
Aqui você pode ler todo o Manual
O significado da inscrição na porta
Não se sabe ao certo quando esse costume surgiu. Mas, tudo indica que tenha sido na Alemanha, que na festa dos Reis Magos, até hoje, realiza uma ação em favor dos missionários em outros países. Ao abençoar a casa, a família afirma a fé que o Menino Jesus é Deus que veio morar entre nós (Jo 1, 14) e que cada um de nós é um templo vivo de Deus.
A inscrição, na soleira acima da porta, contém os dois primeiros algarismos do ano, a inscrição CMB e os dois últimos algarismos do ano. Essa inscrição é feita com material que se apaga, geralmente se usa giz, pois no ano seguinte haverá uma nova inscrição. Ex. 20+C+M+B+24. em 2025 20+C+M+B+25; em 2026 20+C+M+B+26 e assim segue.
No Manual citado consta também que algumas bênçãos podem ser dadas pelos leigos corresponde ao seu caráter sacerdotal recebido no batismo. O grande número de residências impossibilita que o padre possa abençoar cada casa, então, o pai da família pode recitar a bênção, acompanhado por sua família.
Veja também o que é uma bênção e quem pode abençoar.
Baixe aqui o rito da bênção
A paróquia São Paulo Apóstolo, da Dioc. de Santos, preparou um ritual para a bênção. Clique aqui para baixar.
Esteja sempre em unidade com sua Igreja local
No Manual citado, lemos que essas “formas autênticas de piedade popular são também fruto do Espírito Santo e devem ser consideradas expressões da piedade da Igreja: porque são realizadas por fiéis que vivem em comunhão com a Igreja, aderindo à sua fé e respeitando a disciplina, não poucas destas expressões foram explicitamente aprovadas e recomendadas pela própria Igreja.” (83)
“Como expressão da piedade eclesial, a piedade popular está sujeita às leis gerais do culto cristão e à autoridade pastoral da Igreja, que exerce sobre ela a ação de discernir e de declarar autêntica, e a renova colocando-a em contato com a Palavra revelada, a tradição e a própria Liturgia, um contacto fecundo. É necessário, por outro lado, que as expressões da piedade popular sejam sempre iluminadas pelo princípio eclesiológico do culto cristão.” (84)
Achei muito importante e
em fazer as bençãos na porta de nossas casas.
Não entendi o número 20. Mas devemos colocar tudo na porta.
Resposta: O ano ali é 2023 – dividido em partes. Neste ano é 20.. 24, e assim segue
O 20 representa o século que estamos, o 24 o ano que estamos.
Muito bom abençoar o lar. Gostei das explicaçoes e dos rituais
Nunca ouvi falar desta benção específica no dia 06 de janeiro.
Apesar de que celebraremos amanhã a Epifania, por ser o primeiro domingo próximo ao dia 05.
Mas benção que é o amor e a demonstração de que Deus ama e cuida de cada filho e filha, nunca será demais pronunciá-la.
Porque o final 23? Do ano que se encerrou é isso?
Resposta: 23 é este ano passado… neste ano é 24 e assim em diante.
Acho muito importante a bênção das casas,principalmente em tempos difíceis como estamos vivendo atualmente! Deus seja louvado!
Coisas de nordestinos ….. 🎁💓
Resposta: Coisa de católicos do mundo todo 🙂
Dirce
06 de janeiro de 2024 em 23:23
Fiquei muito feliz e agradecida de saber desta benção,conheci a Igreja hoje e recebi o giz bento pelo padre.
Obrigado Senhor por ter me encaminhado até lá.
🙏
Só vi essa bênção hoje (07/01/2024). E também não tenho o giz bento…
Como devo proceder neste caso?
Resposta: Hoje celebramos a epifania, no Brasil, então, a bênção pode ser hoje. Não é necessário ser giz e nem bento. Pode usar qualquer outra coisa para assinalar.
Dirce
06 de janeiro de 2024 em 23:23
Fiquei muito feliz e agradecida de saber desta benção,conheci a Igreja hoje e recebi o giz bento pelo padre.
Obrigado Senhor por ter me encaminhado até lá.
🙏
Recebi o giz hj na missa vou abençoar a minha casa 🏠🙏
Amei conhecer esta benção na íntegra.
Sugiro às equipes de liturgia que ofereçam giz bento na santa missa no final do ano, acompanhado do rito da benção.
Deus salve nossa residência!
Feliz e Santo Ano Novo!
Aprendi há anos escrever o nome no batente superior os nomes dos Reis e começar com o rei do incenso, mirra e ouro. A cada ano o incenso vai para o último e sucessivamente. Ouro, que representava a realeza, o incenso, que representava a divindade, e a mirra que representava a humanidade. Casar foi incenso, Baltazar foi Mirra e Melchior foi ouro. 20+C+B+M+24
Hoje mesmo nos primeiros minutos do dia enviei para meus contatos sobre a Benção. Eu já havia participado uma vez na casa de minha filha Maria Claudia. Agora estou morando com ela e na Santa Missa o Padre Valdori, em Itapetininga, abençoou os objetos para a Benção, explicando a origem e o significado. Agradeço de terem nos alertado e de nos proporcionar essa maravilhosa Benção e de eu poder ter enviado para mais pessoas. Deus os abençoem poderosamente.