Um vídeo chama a atenção nas Redes Sociais, nos últimos dias, por mostrar a tranquilidade um sacerdote que, durante a celebração da Santa Missa, consegue manter a calma e conduzir os fiéis a oração durante um terremoto em El Salvador, na América Central. A nós schoenstattianos chama a atenção ver uma grande imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, ao lado do altar.
O sacerdote é o Pe. Edwin Enriquez, da paróquia Divino Niño (Criança Divina), em San Salvador , padre desde 2008 e pároco no local há onze anos. Nós o procuramos para nos contar um pouco sobre a imagem da Mãe e Rainha de Schoenstatt e o fato ocorrido, no domingo, 5 de janeiro de 2025.
Schoenstatt na paróquia
Ele conta que a imagem da Mãe e Rainha foi entronizada na paróquia em 2019 e ganhou um lugar de destaque no altar. “Aprendi sobre a devoção à Mãe e Rainha de Schoenstatt quando cheguei à paróquia, em 2013, era a preparação para o centenário, os 100 anos da Primeira Aliança de Amor, que era no ano seguinte, em 2014. Então, me aproximei de Schoenstatt e me preparei para essa celebração e, com isso, aprendi sobre Schoenstatt, a Campanha da Mãe Peregrina e outros apostolados do Movimento, também sobre os Madrugadores e os casais. Também motivei muito para a reza do rosário junto à imagem da Mãe e Rainha. Sou padre diocesano e, aos poucos, também fui conhecendo o Movimento por meio das visitas de Padres, que vêm da Costa Rica, para orientar e acompanhar o Movimento de Schoenstatt, aqui em El Salvador.”
O dia do terremoto
El Salvador é um país localizado em região de frequentes abalos sísmicos. Conta o Pe. Edwin que terremotos como o que aconteceu durante a Missa ocorrem com uma certa frequência. No vídeo que viralizou é possível ver que, no meio da homilia, quando o padre explica o simbolismo dos presentes trazidos pelos Magos, a terra começa a tremer, numa magnitude 6,3, com tranquilidade, o pároco conduz os fiéis a rezar o Pai Nosso e seguido por uma Ave Maria e um Glória ao Pai… “Agradecemos-te Senhor, porque estás sempre conosco, cuidas de nós em todo momento,” conclui o Pe. Edwin, quando tudo se acalma. Ele ainda dialoga com os fiéis, dando-lhes a opção de ir para casa ou telefonar aos seus, para ver se tudo está bem em casa. Então, continua sua homilia. Tudo foi registrado no Canal do Youtube da paróquia, pois a transmissão que era feita no momento.
Seu exemplo se espalha pela terra
Sites e Redes Sociais católicas imediatamente espalham essas imagens pelo mundo e muitas pessoas, nas Redes Sociais, expressam a admiração pelo autodomínio do Padre. “Que exemplo, vou guardar esta postagem em meu coração: Fé profunda e intimidade com Cristo”, escreve uma pessoa. “Quanta serenidade e fé ele transmitiu para a assembleia,” diz outro. “Nada como ser cuidado por um Pai misericordioso, que nos ama sempre. Este vídeo nos ensina a confiar, independente do que acontecer,” completa mais um internauta. Nessa direção estão todos os outros comentários.
Pelo fato da imagem da Mãe e Rainha estar ali, nós fomos ao encontro do pároco. Ele nos conta o que citamos no início do texto e disse que está admirado pela repercussão do vídeo, pois, como sacerdote a oração simplesmente faz parte de sua vida e ele a recomenda a todos os que lhe são confiados, “sempre tem muita gente que pede oração, os doentes, quem viaja pelo início do ano, bênçãos para o trabalho, o estudo…”
Segredo da tranquilidade: Oração
À pergunta sobre o segredo de sua tranquilidade, ele responde que é porque vive em oração. “Essa situação pode acontecer a qualquer momento e por se está sempre na expectativa, embora o último tremer forte tenha ocorrido em 2001. Agora eu diria que (o segredo da tranquilidade) é a fé, porque estávamos na missa rezando, durante a homilia, e (quando começa o terremoto) surge instintivamente a oração do Pai Nosso, pedindo a Deus que nos proteja e guarde de todo mal. Isso nós todos fazemos, quando surge uma dificuldade, pedimos a ajuda de Deus. Isso vem porque diariamente rezamos o terço, cultivamos a vida de oração e a espiritualidade. Isso não se improvisa, a oração deve acompanhar a vida do cristão, ainda mais do sacerdote que se dedica a rezar pelo seu povo.”
A tranquilidade não se improvisa
Ele finaliza que se admira que isso esteja rodando o mundo e que as pessoas achem isso extraordinário, pois para ele, é normal que um sacerdote leva outros a rezar. Para ele deveria ser natural que todos “tenham a certeza de que Deus é Pai que cuida de mim e me protege”. Que o vídeo tenha viralizado leva-o a reflexão, pois é sinal de que o mundo está órfão, pois essa reação deveria ser a de todos os que creem, devido ao cultivo da vida de oração. Se ao ver o vídeo, uma pessoa se admira e pensa que faria outra coisa, então, tem que refletir sobre sua vida de oração, pois essa tranquilidade não se improvisa. Ela vem da vida de oração e da reza do terço.
Esse registro de fé e amor à Mãe Três Vezes Admirável nos motive a cultivar nossa vida de oração, começando neste Ano Santo. A nós schoenstattianos, ajude-nos a confiar na Aliança de Amor e deixar-nos conduzir pela Mãe de Deus a uma confiança ilimitada no amor e no cuidado do Pai, afinal a Fé Prática na Divina Providência, nos ajuda a permanecermos calmos nos abalos que a vida nos traz.
Texto: Suellen Figueiredo e Ir. M. Nilza P. da Silva