Terezinha Cavicchioli Abram – O que as velas simbolizam para nós, cristãos? Podemos dizer que elas representam nossa fé, pois a vela ilumina. Uma vela possui grande simbolismo:
– Na criação do mundo, Deus disse: “Faça-se a luz…”
– Cristo disse: “Eu sou a luz do mundo…”
A vela não apenas ilumina, como também indica o caminho. Por isso, sempre que precisamos das forças do alto para determinada situação ou imploramos graças por uma pessoa, logo recorremos ao nosso Santuário Lar ou a alguma Igreja e ali acendemos uma vela.
Uma vela abençoada é um sacramental, assim como a água benta, os ramos da Sexta-Feira Santa, as velas da coroa do Advento etc. Isso significa que “são sinais sagrados por meio dos quais, imitando de algum modo os sacramentos, se significam e se obtêm, pela oração da Igreja, efeitos principalmente de ordem espiritual” (CIC, n. 1667).
As velas também têm seu valor litúrgico no Batismo, na 1ª Eucaristia e no altar nas Santas Missas. Ainda, acendem-se velas em caso de doença e um costume também é colocá-la nas mãos do moribundo.
Nossa Senhora da Candelária
Em seu calendário litúrgico, no dia 02 de fevereiro, a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora da Candelária. Coincide com a Apresentação do Senhor no Templo. Esta devoção mariana teve início no século V, quando a Virgem apareceu a dois pastores que pastoreavam seu rebanho. Um dos pastores viu uma pequena imagem de madeira de uma mulher em que na mão direita segurava uma criança e na mão esquerda uma vela. Esta devoção estendeu-se por todo o mundo desde o século X e, como manifestação popular, hoje faz-se procissão com velas.
Mas a vela não é somente para manifestar nossa devoção, nem para iluminar o escuro. Em sentido figurado, podemos dizer também que a vela representa o tempo que temos entre o nascimento e a morte – isto é a vida. Acendemos o pavio quando nascemos e ele vai se consumindo durante todo o percurso da vida, e só apaga quando morremos.
Uma mensagem de beleza
Também na arte a vela tem seu papel. Existem muitas celebrações em que uma vela decorada dentro do espírito do acontecimento traz sua mensagem e beleza. Por exemplo, na consagração de um Santuário Lar (expressando seu ideal), no Batismo, celebração de Bodas, Jubileus matrimoniais ou outras datas comemorativas.
Existem várias maneiras de decorar: com papel, tecidos, flores secas, fitas etc. Porém, o método mais seguro é quando se decora com material de cera, pois jamais corre o risco de pegar fogo.
Símbolo de vida
Perguntemo-nos: como unir nossa vida interior com a chama de uma vela? Como alimento esta chama da vida interior? Estamos cuidando dela? Quanto tempo este pavio ficará aceso? Só Deus sabe. Confiemos Nele.
No Rumo ao Céu, o Pe. Kentenich reza: “Pai, singelamente te pedimos: faze arder em nós a luz da fé.”
*Contribuição do Instituto de Famílias de Schoenstatt
Publicado em 02 de fevereiro de 2023
Nunca havia pensado na vela acesa como um símbolo de nossa vida. Começo (acesa) durante e final( quando acaba o pavio.)
Muito interessante.🕯️
A vela representa a nossa vida terrena,ela vai se consumindo aos poucos,até a chama se apagar.Jamais saíbamos o dia,a hora,os minutos,os segundos da nossa existência na Terra.Só Deus sabe.