Ir. M. Nilza P. da Silva – Todos sabemos como João Luiz Pozzobon era pobre e generoso. Por exemplo, certa vez, seu pai contraiu uma grande dívida e não tinha como saudá-la. Seu filho João não tinha casa própria e pagava aluguel. Mesmo assim, ao ver a aflição de seu pai, juntou todas as suas economias e pagou as contas que o pai devia. O pai nunca pode lhe devolver o valor e João dizia que tudo estava certo, pois: “Eu era filho e ele meu pai!” Como católico maduro na fé, Pozzobon percebia as necessidades da Igreja e relata que em suas caminhadas com a Mãe Peregrina: “Em cada lugar eu deixava uma coisa assim para as obras pias, obras da Igreja”.
Com pequenas doações surgiram grandes obras
Ao mesmo tempo, João Pozzobon valorizava muito as ajudas econômicas que recebia, por menor que fosse, agradecia e retribuía. É de um desses gestos de gratidão que surgiu a Romaria da Primavera, em 1952, e perdura até hoje. “Uma família tinha recebido a visita da Peregrina e um menino, feliz com a visita da Mãe de Deus, correu para buscar uma pequena quantidade que tinha guardado – que ele havia recebido de presente de seus pais – e entregou esse valor para a Mãe e Rainha. Seu João ficou tão encantado com este gesto e disse: ‘Então, com este valor, vamos celebrar uma missa na intenção das famílias’. Para isso, ele organizou uma romaria ao Santuário, para celebrar uma Santa Missa com o valor recebido desse menino. (A experiência foi tão boa que) no ano seguinte, seu João pensou em organizar uma verdadeira romaria. Como era o mês de setembro, mês da primavera, mês das flores, surgiu a ideia de chamá-la ‘Romaria da Primavera’ e de fazê-la com flores.”
É também com a ajuda das crianças que João conseguiu comprar a primeira das cinco pedrinhas preciosas para a coroa da Mãe Peregrina Original e, disso, surgiu a tradição de coroá-la cada ano, com uma nova pedrinha encrustada na coroa.
Hoje, você tem a oportunidade é sua
Hoje, esse homem “santo” e generoso, precisa de você. Seu processo de beatificação avança. Percebe-se claramente que Deus quer apresentar para todas as pessoas de nosso tempo o exemplo de João Luiz Pozzobon, a fim de que, em muitos corações e famílias, as ideologias sejam vencidas, não por discursos, mas, pelo testemunho alegre de “nosso santo”.
Você tem a honra de fazer parte dessa história, como as crianças citadas acima. Como elas, em gratidão pela visita da Mãe e Rainha, ajude para que a luz da vida de Pozzobon ilumine muitos caminhos e a Mãe e Rainha seja ainda mais conhecida e continue a cumprir sua missão. Neste link você encontra os meios pelos quais pode presentear João Luiz Pozzobon: Quero fazer parte desta história!
Com certeza, Pozzobon saberá o que fazer com seu presente, vai retribuir generosamente e irá lhe devolver com sua intercessão junto de Deus.
Bibliografia:
URIBURU. Esteban J. 140.000 Km a Caminho com a Virgem