![](https://i0.wp.com/schoenstatt.org.br/wp-content/uploads/2025/02/soros_francinemarie.jpg?resize=1024%2C509&ssl=1)
Martin e Enrique Soros, Monsenhor Lucio Ruiz, Ir. Francine-Marie Cooper
Karen Bueno – Com o Ano Santo da Igreja, iniciaram em Roma os encontros jubilares de diferentes grupos. O primeiro grande encontro aconteceu de 24 a 26 de janeiro, com o Jubileu do Mundo das Comunicações. Alguns comunicadores schoenstattianos estiveram presentes e participaram de diversas atividades.
A Ir. Francine-Marie Cooper, que é responsável pela comunicação internacional das Irmãs de Maria de Schoenstatt, conta: “Estar em Roma para este jubileu não só abraçou minha identidade como católica, mas também minha identidade como comunicadora. Pude levar comigo as intenções de todos os comunicadores de Schoenstatt ao atravessar a Porta Santa da Basílica de São Pedro. Pedi ao Senhor que nos guiasse em nossa missão de espalhar a mensagem de Schoenstatt no continente digital”.
Sobre o evento, ela comenta: “Os palestrantes dos painéis foram muito inspiradores. Eles nos encorajaram a contar as ‘boas novas’, a compartilhar histórias de esperança para o mundo. A experiência de sermos um grande número de Comunicadores Católicos foi inspiradora por si só e muito encorajadora”.
Levar Schoenstatt para Roma
Enrique e Martin Soros, dos Estados Unidos, também viajaram a Roma para o evento. Para Martin, que é voluntário da comunicação internacional de Schoenstatt, as oficinas e os testemunhos de comunicadores experientes foi o que mais marcou. “Foi uma linda experiência poder estar em Roma para o Jubileu das Comunicações. Entre os participantes havia muitos que trabalham para a comunicação nas dioceses, em Movimentos, congregações religiosas… Esses jornalistas falaram da importância de sempre, sempre dizer a verdade, sempre manter uma boa relação com a imprensa e não vê-la como inimiga. Foi lindo também poder encontrar-se espontaneamente com pessoas do mundo das comunicações: sacerdotes, leigos, religiosos de todo o mundo, compartilhar experiências e levar Schoenstatt a Roma – mostrar que Schoenstatt está presente, ver o que podemos aprender, como podemos nos abrir mais à Igreja”.
Encontro com o Secretário do Dicastério para a Comunicação
Os schoenstattianos tiveram a oportunidade de encontrar-se com Monsenhor Lucio Adrian Ruiz, sacerdote argentino que é o secretário do Dicastério para a Comunicação do Vaticano. “Ele estava muito interessado no trabalho que Schoenstatt faz no campo da comunicação e nos encorajou a continuar unidos à Igreja universal”, relata a Ir. Francine-Marie. Aproveitando a oportunidade, Mons. Ruiz enviou uma mensagem à toda Família de Schoenstatt, em especial aos comunicadores:
Transmitir a esperança
“Queridos evangelizadores, missionários de Schoenstatt, que alegria compartilhar esse momento com vocês! A verdade é que me sinto muito feliz e quero convidá-los a abrir seus corações e olhos para essa realidade em que vivemos hoje, que é da cultura digital, para que possam ser verdadeiros missionários nesta era digital. E ser missionário digital significa falar a linguagem dos outros, estar no lugar dos outros, ir aos espaços onde eles estão, com suas dinâmicas, porque é importante, como em Pentecostes, não apenas pregar, mas também que nos compreendam e então abram os olhos. Sejamos uma Igreja em saída, para que muitos possam receber a mensagem de Jesus. Que neste ano do Jubileu da Esperança, possamos verdadeiramente transmitir essa esperança que enche nossos corações de alegria. Vão, vão até os confins da terra. Vão até os confins existenciais, onde sempre há uma mão estendida para que possamos pregar o amor, a ternura e a misericórdia de Jesus”.
Fonte: schoenstatt.com