Maria da Conceição Moreira Braga – Com o desejo de caminhar todo este ano santo de 2025 com Maria, Luz da Esperança, a Família de Schoenstatt, no domingo, 15 de fevereiro, no Santuário Tabor da Liberdade, em Confins/MG, os integrantes dos Ramos, da Família de Schoenstatt, juntamente com a Campanha da Mãe Peregrina, Terço dos Homens Mãe Rainha e diversos peregrinos de muitas cidades vizinhas se reuniram para iniciar as atividades do ano.
Peregrinos da esperança
Logo no inicio do dia, os peregrinos da esperança realizaram uma pequena caminhada, rezando a ladainha “Mãe da Esperança”, da Ermida até o Santuário, onde encontraram Jesus Eucarístico exposto, para o momento de adoração.
Ao final da bênção, os fiéis foram convidados a rezar pelo Papa Francisco, pedindo a graça da indulgência plenária, neste ano santo, uma vez que o Santuário Tabor da Liberdade é um santuário jubilar.
“Missionários da esperança, em Cristo Transfiguremos a realidade”
Na tenda de celebrações, todos foram acolhidos por Paulo Ricardo Alves de Oliveira, integrante do Jumas, e por Iara Hernandes, da LAFS. O Pe. Antonio Bracht, diretor nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, deu uma palestra baseada no lema que acompanha a Família de Schoenstatt neste tempo jubilar: “Missionários da Esperança, em Cristo, transfiguremos a realidade”.
Em seguida, a assembleia foi dividida em grupos, para partilhar sobre como aplicar esses conceitos na vida, a fim de cultivar a esperança nas pessoas. Enquanto isso, os peregrinos realizaram outra atividade com a Ir. Adriane Maria Andrade Barbosa, Assessora local.
Rainha da liberdade
A tarde teve inicio com a oração do Terço da Esperança, com meditações baseadas na bula, na qual o Papa Francisco proclama o Jubileu Ordinário do Ano 2025, “Spes non confundit – a esperança não engana”.
O encerramento do dia se deu com a celebração da Santa Missa, presidida por Dom José Otácio Oliveira Guedes, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e concelebrada pelos padres Antônio Bracht e José Genildo Bezerra da Silva, pároco da Paróquia de São José/Confins e assistente religioso do Santuário.
Feliz sois vós….
Em sua homilia, Dom Otácio disse: “São esses de quem Jesus fala: Felizes vós, os pobres. Vão chorar, vão ter fome, vão perseguir vocês, mas são felizes. Vocês têm a mim, tenham confiança em mim. Felizes de vocês. Temos de resgatar a felicidade. Temos Jesus e quem tem Jesus tem tudo. Quem confia no Senhor vê um horizonte de esperança aberto diante de si.” Após os ritos finais, Pe. Bracht presenteou Dom Otácio com a Cruz da Unidade.
Pe. Bracht também presenteou a mãe de Dom Otácio, que participou da Santa Missa, e agradeceu sua dedicação e carinho para com o seu filho e seu irmão (também sacerdote) e com os sacerdotes em geral. Com a bênção final, todos foram enviados como missionários da esperança.