Aline Raquel e Mariana Weizenmann – A Família de Schoenstatt, na Vila Mariana – São Paulo/SP, Santuário da Mãe e Rainha, Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, se reúne para a tarde de abertura das atividades, em 16 de fevereiro. O encontro foi marcado por momentos de oração, reflexão e planejamento, guiados pelo espírito do Ano Santo e pelo desejo de fortalecer os vínculos comunitários e espirituais.
Gratidão ao passado, olhar para o futuro
A Liga de Famílias conduziu a oração inicial, com a reflexão sobre o hino do jubileu, Ano Santo 2025, e o chamado à santidade no cotidiano. Em seguida, a Juventude de Schoenstatt proporcionou um momento de partilha, com uma retrospectiva de 2024 e cada Ramo testemunhou como viveu sua missão, ao longo do último ano.
O olhar, então, se volta para o futuro. A Ir. M. Sandra Maieski e a Ir. M. Elaine Ferreira de Melo apresentaram o projeto Farol Luminoso, destacando sua importância e a necessidade de engajamento de toda a comunidade, na reconstrução do espaço em torno do Santuário. Mais do que um projeto estrutural, trata-se de um chamado à missão, preservar e fortalecer esse lugar de graças. No dia 8 de julho, celebraremos 55 anos deste Santuário, que acolhe peregrinos em busca de fé e esperança.
Viver o Ano Santo
Inspirados pelo Guia do Peregrino de Esperança, os participantes foram convidados para a caminhada espiritual de 2025, um percurso com diferentes desafios e aprendizados. Uma peregrinação:
- Linear, quando seguido firme na formação e na oração;
- Circular, ao retornar sempre à origem – a Aliança de Amor;
- Sinuosa, com desafios que nos levam à reconciliação e ao amadurecimento espiritual.
Esse chamado à vivência do Ano Santo e à busca pela santidade da vida diária ressoou fortemente entre os presentes. “A palestra sobre a ‘mochila do peregrino da esperança’ trouxe uma profunda reflexão sobre os elementos espirituais essenciais para este Ano Santo” partilha Valeria Lorenzi.
Fortalecer o compromisso
Na Santa Missa, presidida pelo Frei Ronivalder Biancão, ele destaca, em sua homilia, a confiança no ser humano e a confiança em Deus. O Frei ressaltou que Deus nunca decepciona e que os verdadeiros bem-aventurados são aqueles que vivem próximos Dele, com a advertência bíblica sobre os que depositam sua fé apenas nos homens. A reflexão trouxe um convite à entrega total à vontade divina, fortalecendo os compromissos de cada um na caminhada espiritual.
A abertura das atividades do ano no Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai foi uma ocasião de alegria, comunhão e renovação dos compromissos de cada ramo com a missão de Schoenstatt. Que 2025 seja um ano repleto de bênçãos e realizações para nossa Família!