Mergulhar nas águas mais profundas da missão
Juliana Dorigo – Coordenadores diocesanos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e suas equipes, representantes das dioceses das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Paraná, participaram, nos dias 22 e 23 de fevereiro, do Encontro de Formação no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP. Reunidos como uma grande tripulação a bordo, eles “zarparam” em direção a águas mais profundas, guiados pelo farol da esperança e impulsionados pelo vento do Espírito Santo.
Âncora da esperança
Oss navegantes foram acolhidos e convidados a “Lançar a Âncora da Esperança”, tema da palestra conduzida pela Ir. M. Teresila Prestes: “O bom Deus nos conduziu a Schoenstatt para fazer parte desta nobre missão, disse ela. Cada um pode ouvir esse chamado em seu coração: lance a âncora da esperança, seja um sinal de esperança!” Com o convite para atender os chamados da Igreja, ir ao encontro de quem Deus lhes confia na tarefa de coordenadores, ela finaliza: “Assim como um barco enfrenta mares revoltos, nossa missão também nos desafia com ventos contrários e ondas inesperadas. Mas, não navegamos sozinhos!”.
Mergulhar nas águas com João Pozzobon
Com corações firmes e olhos voltados para o infinito, os participantes foram conduzidos ao espaço João Luiz Pozzobon: um ambiente imersivo, em que podem mergulhar na história, vida e missão do Servo de Deus. Os momentos de oração conduziram o barco por mares serenos, preparando os corações para a tarde de formação. No trabalho em grupo, a troca de experiências e partilhas sobre as diferentes realidades de cada região, são seguidas por orientações práticas que deram novas coordenadas para a missão.
Deise Thuler, de Brasília/DF, participa pela primeira vez e partilha: “O encontro foi paz, equilíbrio, harmonia, amor, fé, acolhimento e esperança para navegar em águas mais profundas.”
Manter a embarcação firme
O conteúdo da tarde ajuda cada participante a reafirmar o compromisso de manter a embarcação firme, pela capacidade de escutar as dificuldades, orientar com paciência, oferecer soluções criativas e incentivar a perseverança mesmo diante dos obstáculos. Assim, se fortalece não apenas a liderança, mas também a união e a fé de toda a tripulação. “Cada um de nós tem um papel bem definido para que, nesse barco, se trabalhe em equipe e chegue em segurança ao seu destino em nossas dioceses,” comenta Ir. M. Liliane Dias.
Ser sinais de esperança
A oração do Terço Jubilar abre as atividades, do domingo, como brisa que impulsiona a tripulação. A Ir. Márcia Silva, com a palestra “Com a Mãe Peregrina, missionários da esperança”, traz inspiração e coragem para que cada coordenador continue firme em sua rota de evangelização e mergulhe em águas mais profundas. Ela diz: “O Senhor lança sobre nós um olhar, nos conduz ao Santuário e nos aponta a âncora da fé… Como João Pozzobon, somos chamados ao mundo e enviados como missionários da esperança… com a missão de despertar nos cristãos a alegria do Evangelho para uma Igreja em saída…
A missão desses 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina nos convida a um mergulho corajoso, a avançar para águas mais profundas, abandonando o comodismo e o medo que muitas vezes nos paralisa. Não há tempo para olhar para trás. O presente nos chama! Somos missionários da esperança em alto-mar, as ondas das incertezas e desafios nos testam. Porém, seguimos navegando com fé e esperança.”
Lançar as redes
Na Missa de envio, presidida pelo Pe. Danilo José dos Santos Moraes, ele lembra: “Somos peregrinos da esperança, servidores de Jesus. Peçamos a cada dia, para sermos iguais a ele: âncora da esperança na vida dos nossos irmãos e irmãs, das nossas famílias, nas nossas comunidades.”
Com corações inflamados e olhares voltados para o horizonte, a grande tripulação parte, certa de que, com a Mãe Peregrina, não há tempestade que nos faça naufragar. Gisele Goveia Gomes, de Várzea Paulista/SP, conclui: “Temos que ter confiança em Nossa Senhora e lançar a âncora, sem medo dos dias de maré alta, porque Jesus está conosco. Que a Campanha da Mãe Peregrina nos fortaleça na fé, para que juntos possamos continuar a caminhada, que recebemos de herança do nosso querido Diácono João Pozzobon.”
A programação do evento foi transmitida online, muitos outros coordenadores também acompanharam e se fortaleceram na missão.
Mais imagens do encontro aqui