Retiro Anual Fortalece Missionários da Campanha da Mãe Peregrina na Europa
Grazielle Coutinho – Missionários e coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS), de idioma português, estiveram reunidos, nos dias 15 e 16 de março, no Santuário Original, na Alemanha, para um retiro. O objetivo é fortalecer a missão e renovar a espiritualidade dos participantes, seguindo a tradição de João Luiz Pozzobon, que anualmente refletia sobre seu lema e metas.
Os104 missionários, brasileiros, portugueses e cabo-verdianos, vieram de diversos países europeus, incluindo Alemanha, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Dinamarca e Suíça, reforçando a internacionalidade da CMPS. Pe. Emerson Rosseti, responsável pela comunidade católica brasileira na Bélgica, acompanhou o encontro. “Nossa fé nos une, independentemente da distância, formando uma grande família reunida por Deus. O caminho para Deus passa, sem dúvida, por Maria,” partilha José Manuel Alves.
A presença de Maria e a iluminação do Espírito Santo
Ir. M. Jéssica Dombrovski, assessora da Campanha da Mãe Peregrina para os países de língua portuguesa, comenta que, uma das metas desse encontro, é também proporcionar um momento especial de união entre os missionários, mas principalmente um encontro com a Mãe de Deus e com Jesus. Por isso, durante o retiro, os missionários tiveram a oportunidade de aprofundar a espiritualidade mariana e fortalecer os laços de unidade na missão. O Santuário Original, berço do Movimento de Schoenstatt, proporcionou um ambiente de graças e renovação para todos os presentes.
Vinculados com a origem
Na programação do segundo dia, há um encontro virtual com o Pe. Vitor Hugo Possetti, vice postulador da causa de beatificação do Diácono João Luiz Pozzobon, que conversou com os missionários direto de Santa Maria/RS. Momentos de partilha e oração comunitária permitem que cada missionário reflita sobre sua caminhada e missão na Campanha da Mãe Peregrina. Natalia Dias diz: “Um dos ensinamentos mais importantes que retirei deste encontro foi a importância de ser um instrumento nas mãos de Maria. Uma experiência enriquecedora que aprofundou a minha compreensão do que significa ser missionária. Saí do evento mais rica espiritualmente, com uma visão mais clara do meu papel e da importância de ouvir e seguir a orientação de Maria”.
Renovar o espírito de missão
O retiro reafirma o compromisso dos participantes com a evangelização e renova sua disposição para levar Maria a mais lares e comunidades. Foram acolhidos novos coordenadores da Campanha na Europa, Kellyta e Felipe Lima, que dizem: “Já fomos missionários no Brasil e já atuamos também como coordenadores. Cumpriremos essa missão com muito amor, pois, ao refletirmos, sobretudo o que o Senhor João e a Mãe de Deus fizeram, sentimos nossa pequenez, mas também uma grande responsabilidade em seguir seus passos e sermos ‘burrinhos’ de Nossa Senhora. Buscaremos servir da melhor forma nossos irmãos. Carregamos em nossos corações todas as famílias brasileiras que não têm a oportunidade de estar aqui no Santuário Original, proporcionando-lhes uma visita espiritual com muito carinho”.
Burrinhos a serviço da Mãe de Deus
Para Ir. M. Jéssica, “A expectativa (que os organizadores tiveram, durante a preparação) foi totalmente alcançada e até superada. Como mencionado pelo senhor João Luiz Pozzobon, a presença de Maria e a iluminação do Espírito Santo guiaram nosso caminho. Nós, coordenadores, somos como burrinhos que se colocam a serviço da Mãe de Deus. Foi ela quem realmente atuou. Sem a intervenção divina, não teríamos obtido tantos frutos e testemunhos. Este foi, sem dúvida, um momento de graça.”
“Este retiro transformou-me, trazendo-me uma fé ainda mais forte e a convicção de que o amor de Deus está presente em cada pequeno gesto, em cada encontro e em cada palavra de esperança”, conclui José Manuel.
A experiência vivida no retiro fortalece a convicção de que a missão da Mãe Peregrina segue viva e pulsante, unindo corações em diferentes partes do mundo sob a proteção e intercessão de Maria.
Edição: Suellen Figueiredo
Imagens: Imagem: Secretariado MP Europa, Grazielle Coutinho, família Lima