Pe. Gabriel Oberle – A Juventude Masculina de Schoenstatt(JUMAS) do Brasil se prepara para participar do Ignis 2025, Encontro Internacional da Juventude Masculina de Schoenstatt.
Neste Ano Santo da Redenção, com o lema “Peregrinos da Esperança”, somos chamados a peregrinar em busca de um encontro pessoal com Deus. Nosso Deus perdoa, por meio do Sacramento da Confissão, e nos oferece a Indulgência Plenária, em várias Igrejas, inclusive vários Santuários de Schoenstatt. O Papa Francisco chama, os que podem, a realizar sua peregrinação até as Portas Santas que estão nas basílicas, em Roma. Neste contexto, nos dias anteriores ao Encontro Mundial da Juventude em Roma, as Juventudes de Schoenstatt de todo o mundo se reunirão em Schoenstatt para realizarem seus encontros internacionais.
Fogo para Igreja
Desde 2013, com a Jornada Mundial no Rio de Janeiro, o Encontro Internacional do Jumas, assumiu o nome de “Ignis”, que significa “Fogo”, representando o ardor da juventude. O Ignis 2025 acontecerá junto ao Santuário Original, lugar da origem de Schoenstatt, e reunirá o Jumas de vários países. Queremos viver esse fogo, a partir do Santuário para toda a Igreja. “As expectativas para o Ignis são gigantescas, pelo fato de se ter a oportunidade de viver Schoenstatt de forma internacional, no lugar predileto da Mãe de Deus”, comenta Carlos Eduardo Pavão Ponciano, de Ibiporã/PR.
A preparação já acontece
O encontro gera esse fogo já com sua preparação. Do Brasil, cerca de 15 jovens do Jumas, de várias cidades, estão inscritos. Um número que pode até parecer pequeno, mas que representará todo o nosso país. Há alguns meses, os jovens se reúnem de modo online para preparar a viagem, pensar em formas para arrecadar dinheiro e como serão os dias em Roma e Schoenstatt. Junto com a parte prática, se nota em cada jovem o surgimento da alegria em poder participar desse momento, em união com a juventude internacional.
Levarei para a vida toda
Alguns deles já participaram de um Ignis anterior, como Pedro Nasário Lugli, do Jumas de Atibaia/SP. “Tive a oportunidade de participar do Ignis 2023, em Portugal, e foi uma experiência transformadora, repleta de momentos de oração, troca de aprendizados e amizades, que levarei para a vida toda. Agora, com esse evento acontecendo em nossa terra de fundação, acredito que será ainda mais especial, por reforçar nossa identidade e aprofundar nossa missão como jovens schoenstattianos”, comenta ele.
As expectativas são grandes e a alegria em participar do Ignis e do Jubileu cresce cada vez mais.
Jesus abençoe!
Jovens de Nossa senhora, continue evangelizando e dando testemunho desta fé bonita de vocês.