Suellen Figueiredo – A Liga de Mães de Schoenstatt, do Regional Sol do Tabor, reuniu-se, no Santuário de Schoenstatt Tabor da Nova Evangelização, em Olinda/PE, para celebrar os 40 anos de seu início no nordeste do Brasil. Sob o lema: “Pequenas Marias, no caminho da Esperança, ontem, hoje e sempre!”, representantes do Ramo, dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará e Alagoas, peregrinaram ao Santuario, onde a Liga começou no Regional, para agradecer todos esses anos de história.
A programação inicia com Santa Missa, presidida pelo Assessor Regional do Movimento A. de Schoenstatt e dos Ramos Femininos, Pe. Afonso Wosny, que em sua homilia destaca a importância de recordar e honrar a história: “Celebramos a história. Ao longo dos acontecimentos, Deus vai falando e apontando o caminho!”. Ele cita a importância da Liga de Mães para Família de Schoenstatt: “Deus quis que a Obra de Schoenstatt se fortalecesse pelo coração sacrifical das mães. Numa família, a mãe é o coração da casa e bombeia amor. Sem a mãe, a família fica perdida”.
Conquista da custódia
Durante a Santa Missa aconteceu à benção da Custódia, conquistada pela liga de Mães de Olinda/Recife, como marca de gratidão a Jesus e sua Mãe, por esses 40 anos de história no regional terem partido de Olinda. O projeto e a execução dessa Custódia são da falecida Ir. M. Roseli Romanzini , na Metalarte JK em Santa Maria/RS. Enquanto ela moldava esse símbolo, as mães realizaram sua conquista espiritual, por meio de ofertas diárias ao Capital de Graças de terços rezados, momentos de Adoração, participação na Santa Missa e os sacrifícios cotidianos.
O papel da Mãe
A reflexão sobre a missão da mãe é dirigida por Ir. Mariana Macedo de Oliveira, Assessora da Liga de Mães, na Diocese de Garanhuns/PE, um paralelo entre a história da Liga de Mães do Regional e o pensamento do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, sobre a missão materna, uma recordação do passado, que fortalece o presente, rumo ao futuro.
A Irmã destaca a imagem feminina e a importância de cada mãe ser o reflexo de Maria em casa, no trabalho do dia a dia, na formação da família e da sociedade. “O sentido de nos preenchermos da graça de Deus, neste dia, é porque nós queremos: levar esta graça para muitas outras mulheres, outras mães, que precisam do nosso testemunho, agradecer por termos a presença da Mãe de Deus e do nosso Fundador, ser uma missionária a partir do Santuário e olhar para os próximos 40 anos”, destaca Ir. Mariana.
Gratidão pelos 40 anos
Na tarde, as mães recordam a história e avaliam o presente. Em um vídeo, é apresentada a linha do tempo, na história do Ramo das Mães neste regional, desde sua fundação em 19 de abril de 1985, como o primeiro Ramo da Família de Schoenstatt no Nordeste, iniciado mesmo antes da construção do primeiro Santuário, em Olinda.
A apresentação recorda também as Irmãs que assessoraram a Liga de Mães, ao longo dos anos, a geração fundadora e também a história do Ramo nos 4 estados, em que está presente. Em seguida, um painel apresenta a atualidade da Liga de Mães, de cada estado e cidade, dando uma visão panorâmica sobre a vida e as ações realizadas dentro e fora da Família de Schoenstatt.
Renovar a vocação
Rosana Fernandes da Silva Costa, dirigente da Liga de Mães de Salvador/Ba partilha: “Alguns momentos da vivência me tocaram bastante: o testemunho de uma mãe que perdeu seu filho e se apoiou na Mãe Rainha, no Movimento e em outras mães para retomar a sua vida; o momento da bênção da Custódia conquistada e a Adoração a Jesus me marcaram e me deixou muito feliz de estar ali, nessa troca de experiências e sinergia. O convívio com outras mães reafirma nossa vocação e colabora na formação e orientação religiosa de nossos filhos e nossas famílias”.
Para encerrar, um bolo de aniversário, dos 40 anos, completa a alegria da partilha e de impulso para a missão nos próximos anos. “Há 36 anos que pertenço ao Ramo, festejamos esses 40 anos, no Ano Jubilar da Esperança (Ano Santo, de graça e renovação espiritual convocado pelo Papa Francisco) e agradecemos pelas Bodas de Esmeralda do nosso Ramo, no Santuário Mãe Rainha Tabor da Nova Evangelização”, conclui Manuela Costa.
Um encontro de mães , com nossa Mãe. é um momento enriquecedor e inesquecível, e comemorando 40 anos de vivência com Ela é maravilhoso !👏👏👏🙏🙏
Recebi ontem a Imagem da Mãe e Rainha em minha casa…. agradecimentos e novas bençãos recebidas…. Nossa Senhora Mãe e Rainha e Vencedora de Schoestt, rogai por nós.🙏 Amém 🙏🙏🙏