
Primeira Missa do Brasil – Domínio público
Em celebração aos 525 anos da Primeira Missa no Brasil, a cruz original usada na celebração histórica, realizada em 26 de abril de 1500, está em peregrinação por Portugal e estará no Brasil, entre os dias 15 e 27 de abril de 2025. A iniciativa, intitulada “Brasil com Fé – Terra de Santa Cruz”, é organizada pelo Movimento Brasil com Fé, Santuário Cristo Redentor e Instituto Redemptor, com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
A cruz, que pertence ao acervo do Tesouro-Museu da Sé de Braga, em Portugal, será trazida por uma comitiva brasileira, incluindo um representante da etnia pataxó, originária da região onde ocorreu a primeira missa. O roteiro da peregrinação inclui momentos históricos e espirituais em cidades de grande significado religioso e cultural.
“Queremos a partir da peregrinação dessa cruz, que comunicará a redenção do Nosso Senhor levar esperança ao povo brasileiro”, disse o padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor, na coletiva de imprensa.
Percurso internacional e nacional
A cruz saiu de Braga no dia 12 de abril, passando por Fátima, Cascais, Almada e Lisboa, onde foi celebrada uma missa na embaixada do Brasil. Em 15 de abril, a cruz chega a São Paulo/SP, sendo acolhida com missa na Catedral da Sé, seguida de procissão até o Pátio do Colégio.
No dia 16, visita as cidades do Vale da Fé: Cachoeira Paulista, Aparecida e Guaratinguetá/SP. Em seguida, será levada ao Rio de Janeiro/RJ, para a Missa do Crisma na Quinta-feira Santa, e à Celebração da Paixão do Senhor em Porto Alegre/RS, na Sexta-feira Santa.
Nos dias seguintes, percorreu Maricá/RJ, com oração no Memorial José de Anchieta, e o Santuário Cristo Redentor, onde participa da Vigília Pascal e da missa de Páscoa. Em seguida, haverá um almoço pascal para 3 mil pessoas em vulnerabilidade social.
No dia 21 de abril, chega a Brasília/DF, onde participa das comemorações pelo aniversário da cidade e jubileu da arquidiocese. Visita também a sede da CNBB, o Congresso Nacional, onde será lançado um selo comemorativo pelos Correios, e o Superior Tribunal de Justiça.
Celebração no local da primeira missa
No dia 23, a cruz segue para Belém/PA, com celebrações na catedral, na basílica de Nossa Senhora de Nazaré e visita à sede da COP30. Em 25 de abril, será acolhida em Salvador/BA, com missa no Santuário Santa Dulce dos Pobres e atividades culturais no Pelourinho.
A peregrinação se encerra em 26 de abril, data oficial da primeira missa, em Santa Cruz Cabrália/BA. A cruz será levada em carreata e procissão até a Praça do Cruzeiro, onde será celebrada a Missa Pontifical dos 525 anos, presidida por Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil.
Fonte: acidigital.com