Caminhamos na misericórdia
Ir. M. Nilza P. da Silva – Há poucos dias, representantes de 14 países estavam reunidos em Congresso para refletir sobre a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e, na diversidade de culturas e conceitos, um pensamento os unia: o carisma do Pe. José Kentenich é um dom de Deus que responde as inquietações do tempo atual. Há mais dias, cerca de 200 pessoas, de vários países, se reuniram para dialogar sobre o carisma pedagógico do Pe. Kentenich: uma proposta válida e atual. Diariamente milhões de famílias em todo o Brasil se unem junto a uma imagem de graças e são fortalecidas na fé com as graças que tem origem em um Santuário de Graças, fundado pelo Pe. José Kentenich.
Estas são apenas amostras muito pequenas que mostram a importância do dia 15 de setembro de 1968, quando Deus chamou o Pe. José Kentenich de volta ao lar eterno. Esse dia une céu e terra, porque no coração do Fundador da Obra Internacional de Schoenstatt, toda a sua imensa Família está mais estreitamente unida a realidade do céu.
Em Deus, não termina a sua missão de anunciar e corporificar a misericórdia de Deus, mas, ela se amplia e ganha dimensões do infinito. Sua vida continua a pulsar no coração de incontáveis filhos e seguidores, chamados por Deus a dar continuidade ao carisma schoenstattiano, a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha, para que aconteça a transformação do mundo em uma grande Família de Deus.
Esse 15 de setembro é oportunidade para se crescer na confiança vitoriosa, pois a missão que levamos adiante está presente no céu, dali surgiu e aproxima o céu desta terra. É um convite a refletir sobre o sentido dessa vida, estamos sempre em saída, rumo ao Pai vai nosso caminho. Somos todos peregrinos, sujeitos e agentes de uma história muito maior do que nossa existência e nosso modo de pensar, somos instrumentos de Deus para que a semente do carisma colocada no coração do Fundador continue a florescer na Igreja e no mundo. Isso acontece se mantermos firmes em suas raízes, vinculados ao Fundador escolhido por Deus. Caminhamos na misericórdia, pois somos pequenos aluninhos dessa alma gigante, desse Pai de muitos povos. Ele está presente, intercede pelos seus e continua a missão por meio de cada um de seus filhos espirituais. Não há um túmulo frio e vazio, há um silêncio amoroso que impulsiona para a vida, que convoca para a saída e que une a todos.
Bravo, bravo…perfeita reflexão!
Falar e refletir sobre o Fundador, Pe. José Kentenich é algo que sempre me toca profundamente. Ele não é somente o Fundador de uma grande Obra, ele é Pai e guia espiritual muito solícito e amoroso. Especialmente, agora no seu novo modo de ser, em Deus. É muito bom ler e ouvir sobre a sua vida e sua atuação. Sua santidade é contagiante, pois como modelo e formador do novo homem e da nova mulher e antecipou com sua própria vida essas verdades.
Obrigada Pe. Kentenich por tudo que realizou em sua vida. Obrigada, Pai do Céu, por nos ter dado um filho tão especial que corporificou a vida de Cristo de maneira tão perfeita. Obrigada Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt pela Aliança de Amor, presenteada através deste teu Servo fiel.
Tive o privilégio de estar na Capela da Santíssima Trindade, em outubro de 2014, nos Cem anos da Fundação da Aliança de Amor com Nossa Senhora,onde está sepultado o Pai Fundador. Ao adentrar nesta Capela e ver o túmulo dele, senti uma comoção enorme de alegria e chorei de tanto esplendor de perceber o tão grande mistério de amor o Padre José Kentenich nos deixou nesta vida em que vivemos. percebi que sua obra é eterna, selar uma Aliança de Amor com Nossa Senhora faz nos ter esperança de dias melhores. Trabalhar em nós o homem novo, renovado na misericórdia de Deus é reflexo nas virtudes de Mãe Rainha. Nosso batismo, meu , do meu marido e dos outros companheiros foi renovado na Igreja em que o Padre José Kentenich foi batizado, é amor demais para nós e bênçãos de Deus. Procurar mais e mais ler e saber da vida do Pai Fundador que nos deixa fortes na fé em Deus e em Mãe Rainha.