Matrimonio: Os quatro SIM do altar

  Em nossos estudos sobre os Sacramentos, continuamos a aprofundar um pouco sobre a grandeza e a bênção do matrimônio. Neste artigo, Flávia C. Ghelardi*  apresenta um tema muito importante, que, infelizmente, alguns desconhecem: Há condições para que um sacramento do matrimônio seja válido! Aqui, Flávia nos apresenta quais são elas: Os quatro sim que…

Pedagogia Mariana do Padre Kentenich, hoje!

  19 de abril de 1914: Fundação da Congregação Mariana. O que podemos aprender dela para a formação dos jovens e crianças? Angelica Hashimoto – Vivemos num tempo de muitos desafios que nos interpelam e nos provocam diversas reações em vários campos de nossa vida. Hoje, especificamente, queremos olhar alguns aspectos na educação e na…

A luta contra a violência começa em cada coração

  “Pai, tu és a límpida fonte de paz, o vínculo que une todos os povos, o poder que vence a discórdia, a luz que ilumina e aquece” (Rumo ao Céu, 136) Karen Bueno / Ir. M. Nilza P. Silva – Precisamos construir novamente a paz, todos juntos. Pata isso é preciso cultivar a paz…

O homem-filme e o homem novo

    Formar o novo homem também hoje Pe. Rodrigo da Rosa Cabrera – Muito ouvimos falar em crises e de como a humanidade é afetada por elas. São inúmeras as soluções apresentadas, mas poucos os resultados concretos. Na década de 1950, nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, apresenta a oração, ou seja, o…

Santuário Tabor: Berço de uma grande missão

  Ir. M. Rosequiel Fávero – 11 de abril de 1948 é uma data muito importante para a Família de Schoenstatt brasileira e, podemos dizer também, para muito além dela. Neste dia, foi inaugurado o Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, o Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt no Brasil, o segundo Santuário Filial no…

Uma missão dada, em Schoenstatt, é uma missão cumprida!

Um mergulho rápido no Terceiro Marco Histórico de Schoenstatt Fernando Valderrama – Cada momento na história do Movimento Apostólico de Schoenstatt, com suas ações e seus representantes, marca profundamente o curso dos acontecimentos. O dia 31 de maio de 1949 não passa desapercebido neste sentido, visto que esse momento histórico revela mais do que um…

Domingo da Divina Misericórdia

O Senhor nos olha com misericórdia Ana Paula Paiva – Neste dia, nossa Igreja celebra o Domingo da Divina Misericórdia, instituído no domingo posterior à Páscoa, como expressão do necessário reconhecimento sobre a infinita misericórdia de Deus para conosco. A solenidade da Divina Misericórdia, interpretada a partir das revelações particulares feitas à Faustina Kowalska, em…

Homem novo: espírito de misericórdia

Devemos abraçar aqueles que procuram uma nova esperança Juliana Dorigo- Aqueles que fogem do medo, do caos e da fome: imigrantes abandonam seus países, sua língua e sua cultura em busca de esperança de uma vida melhor. Essas são pessoas que buscam ser acolhidas em um novo lar e abraçados por uma nova sociedade mais humana,…

José Engling e a misericórdia nos campos de batalha

Fragmentos de misericórdia na vida de Engling   Karen Bueno – A palavra “misericórdia” é formada pela junção de dois termos do latim: miseratio (miséria) + cordis (coração). Assim, pode-se entender literalmente misericórdia como “coração que se debruça sobre a miséria [humana]” ou “coração compadecido”. Na vida da Igreja, para que a misericórdia não seja…