Fique atento aos detalhes.
Ir. M. Nilza P. da Silva – Muitas pessoas organizam romarias aos Santuários de Schoenstatt de todo Brasil, momentos especiais de encontro com a Mãe Três Vezes Admirável. O Santuário de Atibaia/SP recebe milhares de peregrinos em vários finais de semana. Se você organiza ou participa de uma dessas romarias, fique atento à algumas dicas. Ir. M. Liliane Dias, que coordenou as peregrinações durante muitos anos, apresenta dicas válidas e comprovadas. Veja na entrevista:
Por que é preciso agendar as romarias com antecedência?
O agendamento das romarias com antecedência é necessário por vários motivos.
- Por causa da programação que é realizada com os peregrinos que chegam ao Santuário. É necessário que a Secretaria da Romaria saiba com antecedência que irá chegar um ou mais ônibus de peregrinos a fim de que possa disponibilizar uma ou mais pessoas para atender o grupo que chegará.
- Por causa do espaço físico. Esse espaço precisa ser preparado para acolher aqueles que chegam. Acresce ainda, em dias de grande movimento, o espaço físico se torna pequeno para atender um grande número de romeiros, assim o agendamento com antecedência nos possibilita distribuir as romarias ao longo do ano evitando o aglomeramento em um mesmo mês ou final de semana.
- Por causa do grande número de romeiros que visita mensalmente o Santuário. Precisamos estabelecer um limite na aceitação do número de ônibus. Isso devido a infra-estrutura do centro de atendimento aos romeiros, como cantina, loja, praça de alimentação, etc. Assim quando chega ao limite de ônibus agendados, por responsabilidade, para que os romeiros sejam bem atendidos, não podemos aceitar mais do que aqueles que já estão programados.
- O agendamento se faz necessário, também, por cauda das Romarias de Dioceses e Cidades. Quando há uma Diocese ou Cidade marcada e que trazem um número muito grande de peregrinos não nos é possível aceitar outro grupo que não seja daquela Diocese ou Cidade.
- Acresce ainda que, certos dias ou momentos do ano, temos romarias específicas para um determinado grupo, como por exemplo jovens e crianças. Nesses dias a preferência da programação e atendimento é para o grupo programado e por isso não aceitamos outros. Por exemplo, num dia para jovens, a programação pode não agradar a adultos.
- Ao longo do ano ocorrem algumas atividades internas não abertas ao público em geral. Embora o Santuário fique aberto para visitas, não há programação para romarias e/ou funcionamento de cantina, isto pode causar um certo desconforto para aqueles que chegam sem consultar data e esperam receber uma programação e atendimento.
- Há também um período de férias e manutenção das instalações reservada aos romeiros. Isto ocorre normalmente a partir do 3° domingo de dezembro a 31 de janeiro. Nesse período o Santuário está aberto para visitas, mas não há programação específica para peregrinos.
Que risco corre quem não agenda a romaria?
Corre o risco de não ser atendido como deseja, de chegar aqui e não ter programação para os peregrinos e não encontrar o funcionamento regular da cantina, artigos religiosos. Quando não consultam a data com antecedência podem se deparar com outra romaria muito grande marcada. Por isso, os não-agendados com antecedência correm o risco de terem que desmarcar o seu ônibus na agencia e marcar para um outro dia em concordância com a Secretaria de Romaria.
O que significa Romaria Diocesana? Como agendar?
As Romarias Diocesanas são romarias especiais que as paróquias de uma mesma Diocese fazem ao Santuário. É necessário que o Bispo tenha conhecimento da Romaria, mesmo que ele não possa estar presente, pois, a romaria vai interferir na diocese, uma vez que o povo vem para cá. Normalmente é agendada pelo coordenador diocesano da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.
Elas diferem de outras romarias “avulsas” pela preparação espiritual que é feita antes de se realizar. Também se caracteriza pelo enfoque que cada Diocese dá a sua Romaria. Em concordância com a Secretaria da Romaria e respeitando o horário já estabelecido pelo Santuário as dioceses podem configurar, elaborar sua programação: adoração, liturgia, ministério de música, terço ou outra vivência que queiram fazer no decorrer do dia.
O que fazer para que meu pároco presida a celebração da Santa Missa, na Romaria?
Para que o sacerdote da Paróquia presida a Santa Missa, é necessário que, ao agendar a Romaria, informe que o sacerdote irá junto. Se não tiver nenhum outro Sacerdote que já tenha agendado, ele poderá ser o presidente da celebração eucarística. Caso contrário ele poderá concelebrar juntamente com os demais sacerdotes.
Como preparar uma Romaria para aproveitá-la bem?
Nossa Romaria ao Santuário, começa muito antes de sairmos de casa. Seu aproveitamento começa com a conscientização de todos aqueles que farão parte da peregrinação. É importante que o coordenador da romaria, conscientize as pessoas que elas estarão indo para uma romaria e não para uma excursão ou pic-nic. É necessário que as pessoas saibam para onde elas estão indo, que passarão o dia num Santuário de graças e por isso o traje e atitude devem corresponder com a sacralidade do lugar.
É importante que a Romaria seja feita também com espírito de sacrifício para que, com fé, aceitemos as contrariedades que o dia possa nos causar, como vontade e presente de Deus e da Mãe de Deus. É muito importante que as pessoas saibam que há uma programação que está se realizando e participem desta programação. Há pessoas que passam o dia no Santuário e não sabem o que está acontecendo e que aquilo que está se realizando é preparado especialmente para elas.
No ônibus é bom que o coordenador conduza a romaria com momentos de oração, para que os peregrinos já cheguem ao Santuário nesta atmosfera da presença de Deus.
Para agendar romarias no Santuário de Atibaia/SP:
Email:romaria@irmasdemaria.org.br
Telefone: (11) 4414-4217