As famílias da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, em São José do Rio Pardo/SP, encontraram na ermida um símbolo de unidade entre as paróquias e de unidade com o Santuário.
A ideia que incendiou os corações, surgiu da coordenadora Honorita Baldamin. Ela escreve:
“Em minha primeira visita à Santa Maria, em 1997, visitando aquele lugar onde os Sr. João viveu, trabalhou e conquistou tanto para o Reino de Deus e tão fiel ao Santuário, vi ali as ermidas por ele iniciadas como um chamado à Mãe de Deus. Senti um imenso desejo de colocar uma, também na minha cidade, mas, não tinha ainda lugar… Porém, com grande vontade, começamos nosso trabalho.
A ermida dedicada à MTA foi uma conquista da nossa cidade, um trabalho de zeladores, coordenadores e famílias. Todos, nos preparamos com ofertas ao Capital de Graças, pedindo à Mãe de Deus que escolhesse um lugar onde muitas pessoas pudessem visitá-la e ali fazer suas ofertas ao Capital de Graças. Após muitas orações, foi então escolhida a casa de Nazareth, um local de encontros e formação religiosa, com participação de muitas pessoas da cidade, região, diocese.
A ermida é colocada sobre uma rocha, representando nossa diocese, têm a silhueta da Capelinha que visita as famílias, sinal do Santuário, dentro dela há cinco colunas, nesta data tínhamos cinco paróquias, ai o nome de cada uma na ordem em que foram instituídas.
O nome e missão para a ermida: “Ermida da Unidade”. Sempre trabalhamos em unidade, nossa cidade hoje tem seis paróquias, sempre muito unidas no trabalho com a Campanha da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
O dia da bênção foi 4 de julho de 2004, durante o encontro com zeladores da cidade e parte da forania, no ano do centenário de nascimento do Pozzobon.”