Pe. Argemiro fala sobre o processo
Karen Bueno – O processo de canonização do Diác. João Luiz Pozzobon foi aberto em Roma no ano de 2009. De lá para cá, muitos documentos, testemunhos, histórias foram reunidos para justificar e comprovar a fama de santidade daquele que iniciou a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt (CMPS). No contexto do Congresso Latino Americano da CMPS, Pe. Argemiro Ferracioli, o postulador, explicou as fases do processo de beatificação e qual seu estado atual.
O processo
No Brasil foram reunidos muitos documentos, que totalizaram um arquivo de 10.855 páginas, com testemunhos, textos e palavras de Pozzobon. Tudo isso foi enviado a Roma e mais tarde resumido em 350 páginas, na chamada “Positio”. Por enquanto, esse resumo é corrigido e logo mais será publicado em um livro com capa dura vermelha e letras douradas na parte externa. Depois será entregue para cinco ou seis Cardeais que lerão e farão um informe ao Papa para que ele possa assinar um decreto, intitulando a João Pozzobon como “Venerável”.
Em que fase está hoje
Pe. Argemiro brinca: “Quando o processo foi para Roma eu pensava: ‘Agora todo mundo vai cruzar os braços e não precisamos fazer mais nada’. Ao contrário! Quando o processo foi a Roma, aí que cresceu mais ainda a fama de santidade e João Luiz Pozzobon alcançou muitos devotos”.
Quem analisa a Positio atualmente é o relator Pe. Alfred Simón. Pe. Argemiro comenta: “Acreditamos que até o final do ano ela estará pronta. O que falta agora é o milagre. Temos que rezar muito para que isso aconteça”.
Como podemos ajudar
Ao Secretariado da Postulação, em Santa Maria/RS, chegam muitas graças recebidas pela intercessão de Pozzobon – isso é muito importante, sempre relatar as graças alcançadas, por mais simples que sejam.
Algumas dessas graças são tão surpreendentes que poderiam ser analisadas como um possível milagre, porém, algumas questões impedem, como explica Pe. Argemiro: “Eu tenho várias notícias de graças especiais alcançadas pela intercessão de João Luiz Pozzobon, mas elas não servem, geralmente, porque as pessoas ‘misturam os santos’”. Isso significa que a pessoa, ou a família e os colegas, rezam pedindo a intercessão de diferentes santos. “Tem um caso muito bom de um menino que foi curado, mas a família pediu a intercessão de três santos diferentes, entre eles a de João Pozzobon, então não serve. Há várias situações como essa”.
Pe. Argemiro chama a atenção para esse detalhe, que a família se una para pedir o auxílio de uma única pessoa, seja do Pe. José Kentenich, da Ir. M. Emílie Engel, de João Pozzobon ou de qualquer pessoa com fama de santidade.
Com o final do processo corrente, a melhor forma de colaborar para a beatificação de João Pozzobon é sempre rezar pedindo sua intercessão e relatar as graças alcançadas. Sobre o milagre, o postulador adianta: “Há vários casos que estamos estudando, mas nenhum comprovado por enquanto”. Então, é hora de se tornar cada vez mais um “amigo” de João Pozzobon, pedindo, se for da vontade de Deus, para que ele seja elevado aos altares. Nas palavras finais, Pe. Argemiro estimula e convida: “Estamos chegando lá, mas é preciso rezar”.
Oração pela beatificação do Diácono João Luiz Pozzobon
Deus, nosso Pai, fizeste de João Luiz Pozzobon um esposo e pai exemplar, um amigo dos pobres e um incansável peregrino. Ele dedicou sua vida a levar a Mãe e Rainha às famílias, hospitais, escolas e presídios, rezando o Terço.
Por isso, Pai, confiante peço que, se for da tua vontade, este teu servo seja canonizado e, por sua intercessão, eu possa receber a graça que tanto necessito:(pedir a graça…).
Assim rezo com Maria, a Grande Missionária, para a tua glória, o florescimento da Igreja e a santificação das famílias. Amém.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
Contato do Secretariado: pobreperegrinojoao@gmail.com