Pela primeira nosso Pai e Fundador pisaria no continente americano.
Karen Bueno – No dia 16 de março de 2017, próxima quinta-feira, o Movimento Apostólico de Schoenstatt celebra os 70 anos da chegada do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, ao Brasil em sua primeira visita ao continente americano.
É tempo de festa e de gratidão ao contemplar os inúmeros frutos que sua visita trouxe ao país.
Por que ele veio até nós?
Essa foi a primeira grande viagem apostólica do Pe. Kentenich para o além-mar, pela qual ele visitou quatro países: Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.
Em 1935 ele enviara as primeiras Irmãs de Maria à América do Sul. Nos anos seguintes, pouco antes da irrupção da II Guerra Mundial, seguiram-se outras Irmãs em maior número, que foram se fixando nesses quatro países, construindo suas casas e desenvolvendo trabalhos apostólicos e profissionais para o crescimento do Movimento de Schoenstatt. Por longos anos as Irmãs tiveram que se manter e trabalhar sem o apoio e a orientação de Schoenstatt. Assim, como Fundador e Pai, interessava ao Pe. Kentenich visitar as Irmãs de Maria depois de anos tão difíceis de guerra e de prisão, para verificar como estavam elas e os caminhos que o Movimento tomava no continente.
Além disso, a vitória sobre a guerra e o campo de concentração de Dachau/Alemanha trouxe a certeza ao Fundador de que o Bom Deus tinha planos maiores para Schoenstatt. Os propósitos que o trouxeram à América do Sul se estendiam para muito além da comunidade das Irmãs de Maria. Ele estava convencido sobre a importância deste continente para o Movimento e queria espalhar a semente de toda sua Obra de Schoenstatt em solo latinoamericano. O Pe. Kentenich sentia em seu coração apostólico que essa era uma tarefa que o Bom Deus lhe confiava. Schoenstatt não era uma Obra somente para a Alemanha e a Europa, mas para o mundo todo.
Estamos a sua espera novamente…
A três dias do jubileu da chegada do Pai e Fundador ao Brasil, é tempo de se preparar para acolhê-lo novamente. A certeza de sua presença permanente entre os filhos faz essa celebração jubilar ganhar mais vida e dá novo impulso apostólico.
O Pai está para chegar… que presente de boas vindas podemos lhe dar? Se ele chegasse hoje, que mensagem lhe falaríamos?
Era próprio da pessoa do Fundador acolher a todos com carinho, atenção, oferecer presentes, ser todo paternal para aqueles que o procuravam. Da mesma forma queremos agradecer por sua presença no Brasil Tabor e acolhê-lo, mostrando o melhor que há no coração brasileiro.
Bibliografia:
Padre José Kentenich: Uma vida pela Igreja. Pe. Engelbert Monnerjahn
1 comentário