Aproxima-se o jubileu dos 70 anos.
Karen Bueno – Por todo o imenso Brasil, uma palavra permanece forte neste ano de 2017: TABOR. De norte a sul, entre os vários ramos, comunidades e apostolados, a celebração dos 70 anos do ideal nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt se faz ecoar sempre mais alto. E justamente neste começo de abril se intensifica a caminhada para o dia 20, quando o Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, solenemente proclama o Tabor como missão para esta pátria.
Conhecendo a história
O Pai e Fundador chegou ao Brasil no dia 16 de março de 1947, há 70 anos. Ele permaneceu em Santa Maria/RS, a partir do dia 18, dando palestras, conferências, acompanhando a vida do nascente Movimento que crescia e frutificava no Brasil.
A partir do dia 1º de abril, Pe. Kentenich partiu de Santa Maria em visita às filiais das Irmãs de Maria no sul do país. Ele queria conhecer pessoalmente as circunstâncias em que as Irmãs viviam e desenvolviam seu trabalho apostólico. Com o trem noturno, viajou até Porto Alegre/RS, onde presidiu a Santa Missa no Colégio Rosário, a convite de um Irmão Marista. De Porto Alegre, seu destino era a cidade de Jaraguá do Sul/SC, onde as Irmãs colaboravam num hospital da cidade.
Suas palavras em Jaraguá do Sul indicam o processo de amadurecimento do ideal nacional: “O que significa Tabor? Temos aqui o brilho de nossos ideais. Se agora nos decidirmos por nosso ideal Tabor, nossa força deve fluir para aqui. No Tabor deve resplandecer as glórias da Mãe de Deus, por isso a Mãe de Deus precisa operar o milagre da transformação. Nosso coração precisa ser transformado num Tabor”. (Tabor nossa Missão, vol 1, p.48).
O Pe. Kentenich permaneceu nessa cidade até o dia 8 de abril. Durante esse tempo, tomou contato com o povo local, em primeiro lugar com as famílias alemãs da colônia. Também foi visitar o pastor protestante de Jaraguá do Sul, que se alegrou pela possibilidade de enviar saudações ao familiares, na Alemanha, por meio do Pai e Fundador.
Fonte histórica:
Passos de um Pai – Presença e mensagem do Pe. José Kentenich na América Latina 1947-1952. Esteban J. Uriburu. 1º Volume.