O Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, nos fala sobre o amor de Maria para cada um dos seus filhos:
Ela nos ama com um coração maternal como não existe nem pode existir outro igual. São Francisco de Sales afirma que não existe vínculo terreno mais forte entre dois corações que o amor maternal. Assim acredita o povo. Quem imagina, quem pode descrever a riqueza incomensurável do amor de Maria?
Santo Afonso de Ligório chega a dizer: “Mesmo unindo o amor de todas as mães por seus filhos, de todos os esposos uns pelos outros e de todos os santos e anjos pelos seus devotos, esse amor não alcançaria a medida do amor de Maria por cada alma”.
Eu sou essa alma que Maria ama sem medida.
Pela Aliança de Amor com Maria, no Movimento Apostólico de Schoenstatt diz-se que há uma fusão de corações: eu entrego meu coração a Maria e ela, por sua vez, me presenteia seu coração. A cada dia 18 do mês, junto com toda Família Internacional de Schoenstatt, aqueles que selaram essa Aliança de Amor são convidados a renová-la, renovando, assim, o próprio coração. Como deveria ser, então, um coração confiado em Aliança à MTA? O Pai e Fundador descreve:
[…] deveria ser formado segundo os quatro elementos: puro como a água, humilde como a terra, livre e generoso como o ar e ardente como o fogo. Pureza, humildade, generosidade e amor ardente são quatro qualidades características de um coração mariano. A Mãe de Deus concede-nos o que nos falta, em virtude da Aliança de Amor que selamos com ela, mediante a misteriosa fusão de corações. Ela não descansa até que nosso amor a ela e a Deus tenha se tornado puro no nível da atitude e da ação. […]
Um coração mariano quer e deve refletir a humildade da serva do Senhor. A si mesmo não atribui muito valor. Não se eleva acima dos outros, contenta-se com a sua posição, sua situação e suas condições de vida.
Em unidade com todos os filhos de Schoenstatt do mundo todo, sob a luz e as graças do Cristo Ressuscitado, hoje se renova o compromisso: “Queremos pronunciar a Aliança de Amor para sempre, até o último suspiro. Para sempre! Esta palavra pode assustar-nos e, no entanto, ousamos pronunciá-la. Assumimos a missão de anunciar a mensagem de Schoenstatt por nossas palavras e por nosso atuar. Esta é a tarefa de nossa vida até o último suspiro. Não temas! A Mãe Três Vezes Admirável está contigo e te brada: eu estou contigo e tu irás! Ela nos envia e nos abençoa” (Pe. José Kentenich).
Retirado dos livros:
Maria Mãe e Educadora – Uma Mariologia aplicada
Págs 117 e 220, edição de 2017.
Tabor Nossa Missão
Conferência de 1º de maio de 1947 – Ribeirão Claro/PR, 1ª edição, 2007.