O Movimento Apostólico de Schoenstatt do Brasil celebra o ideal Tabor.
Carlos Eduardo e Daniella Putinatti – No dia 20 de abril de 1947, 71 anos atrás, o nosso Fundador, Pe. José Kentenich, proclamou solenemente o Tabor como ideal para a província das Irmãs de Maria no Brasil, pois na época essa era a única comunidade de Schoenstatt oficialmente aqui constituída.
Esse acontecimento histórico se deu em Londrina/PR e, para destacar a importância desse momento, disse o Pe. Kentenich:
“O outro grande acontecimento foi nossa decisão pelo ideal do Tabor. (…) Quais são as grandes tarefas contidas no ideal? A Mãe de Deus quer revelar aqui suas glórias. Sua glória consiste em fazer com que Cristo possa subir novamente ao trono”.
Mas, a ideia do Tabor não surgiu com a chegada do Fundador em terras brasileiras. Desde muito cedo Pe. Kentenich já acalentava uma grande ideia em seu interior, a qual apresentou para os congregados, na fundação de Schoenstatt, como a “oculta ideia predileta” e, após selar a Aliança de Amor com a Mãe de Deus em 18 de outubro de 1914, proferiu as seguintes palavras:
“Ao contemplar as magnificências divinas do monte Tabor, Pedro exclamou encantado: ‘Aqui é bom estar! Façamos três tendas’ (Mc 9,5). Essas palavras sempre me voltam à memória e frequentes vezes me perguntei: Não seria possível que a capelinha de nossa congregação se tornasse nosso Tabor, no qual se manifestam as magnificências de Maria?”
Depois, em Dachau, escreveu a oração ‘Hino da Minha Terra’ descrevendo Schoenstatt como o Tabor da Mãe Três Vezes Admirável e, mais tarde, no Brasil nos diz que veio para edificar aqui o Tabor da Mãe de Deus e a partir daqui o mundo inteiro deveria se tornar um Tabor.
Para todo o Brasil, para mim pessoalmente
A ideia do Tabor perpassa toda a história do nosso Movimento e, desde a sua primeira visita ao Brasil, o Pai e Fundador se ocupou de tratar abundantemente sobre o Ideal Tabor em todos os aspectos, de maneira que suas palavras deixavam claro que não se tratava apenas de um ideal a ser vivido pelas Irmãs de Maria, mas sim de uma missão para o Schoenstatt Brasileiro.
Nesse sentido, para a benção da pedra fundamental do Santuário da Vila Mariana, em São Paulo/SP, ele enviou por escrito as seguintes palavras:
“Cuidaremos que não somente nossa pequena Família, mas o Brasil todo, sim, grande parte do mundo – até podemos crer o mundo inteiro, um dia se tornará Tabor de nossa Mãe e Rainha de Schoenstatt”.
Uma missão colocada sobre nossos ombros e corações
Nesse mesmo dia 20 de abril de 1947, querendo a Providência Divina, o quadro da MTA foi entronizado na Catedral de Londrina/PR. O nosso Fundador destaca esse acontecimento como um novo documento de fundação para o Brasil e, a partir dali, a Mãe de Deus quer educar os povos e restituí-los a Cristo. A Mãe de Deus quer utilizar esse povo como seus instrumentos. Assim ele disse: “Este foi o primeiro grande acontecimento”.
Mas, mais do que lembrarmos essa data como um grande fato histórico, devemos viver o ideal Tabor, trazê-lo para a nossa vida.
A maior virtude do Tabor é a confiança, a firme confiança que a Mãe de Deus revelará suas glórias por meio de seus filhos, mesmo sendo fracos instrumentos. É a confiança de que Ela se ocupa continuamente conosco e retribui fielmente todas as nossas ofertas ao Capital de Graças e, dessa forma, contribuímos para que a Mãe de Deus conduza ainda mais sua marcha de vitoriosidade.
Viver o Ideal Tabor significa sempre nos voltarmos ao Santuário, subir ao Monte da Transfiguração e trazer essa realidade para a vida diária. Devemos nos esforçar para realizar a configuração de uma pronunciada cultura de Cristo, ou seja, tudo em nossa vida deve estar voltado para Cristo e encontrar n’Ele a plena felicidade, como no monte Tabor.
A imagem de Cristo como filho amado de Deus deve estar gravada em nossas almas e a MTA, pela força da Aliança de Amor, quer nos ajudar a formar em nós o rosto filial de Cristo.
Tabor é a missão que o Fundador confia a cada um de nós, brasileiros e a coloca sobre nossos ombros e em nossos corações para que a vivamos e anunciemos com amor e fidelidade, como filhos Tabor.
1 comentário