Mensagem para o dia 15 de maio:
Secretaria do Movimento Atibaia/SP – Quando marcamos um encontro com alguém, sempre conferimos de novo a agenda para não nos esquecermos daquele compromisso. Assim é em cada dia 15 do mês. É o dia em que recordamos a vida e a Obra do Pe. José Kentenich.
E por que o dia 15? Porque foi o dia em que ele voltou ao lar eterno. E neste dia 15 de maio, no ano em que celebramos o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, deixemos que nosso Fundador, em seu grande amor a Maria, nos aponte algumas semelhanças entre Fátima e Schoenstatt.
Ele nos diz: “A fé na missão da Santíssima Virgem para o tempo atual”.
“Quem a ela se consagra, aceita o seu plano de combate e segue-a com confiança e fidelidade inquebrantável. Tudo isso são pensamentos que nos são familiares desde sempre!” (Campo de Concentração de Dachau, 1944)
Para Schoenstatt: Maria é a Vencedora em todas as batalhas. Para Fátima: no fim o meu Imaculado Coração triunfará!
Pe. José Kentenich nomeia também como semelhança a pequenez dos instrumentos. Ele diz: “São Paulo deixou-nos a regra de valor eterno: ‘Deus elegeu o que aos olhos do mundo é fraco, para envergonhar os fortes’ (I Cor 1, 27). Fraco e insignificantes perante o mundo são, em Fátima, as crianças que recebem a visão. Nada há na Família de Schoenstatt que esteja tão presente como a convicção da pequenez dos instrumentos: jovens estudantes, num lugar desconhecido, um pequeno e insignificante Santuário e uma imagem de graças que escandaliza os sábios deste mundo…”.
E assim, ele continua nomeando a semelhança do caráter apostólico, das promessas feitas por Nossa Senhora.
Em outra ocasião ele diz: “Em Fátima ela aparece sem o Filho nos braços… Isso é símbolo do mundo atual, que já não conhece o Filho. Ela tem a missão de dar novamente à luz a Cristo, para o mundo de hoje… Deus toma, na pessoa de Nossa Senhora, uma nova iniciativa para o mundo atual revolto e doentio. Nossa Senhora tem que mostrar-se de novo como aquela que dá à luz Cristo” (Milwaukee/EUA, 22.08.1965).
Por isso, Pe. José Kentenich incentivou todos a selarem a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha de Schoenstatt, para que nos tornemos um instrumento eficaz na transformação do mundo, a começar por nosso mundo interior.
Rezemos por sua beatificação:
Deus, nosso Pai! Atende-nos, em nossas intenções, por intercessão do Pe. José Kentenich (pedir a graça) Realiza sinais e milagres, como testemunho de sua santidade. Concede-lhe, em breve, a honra dos altares, a fim de que muitas pessoas encontrem o caminho que conduz a ti.
Por isso, te pedimos, com Maria, nossa Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, por Cristo, nosso Senhor. Amém.