Rezar a história de Aparecida é olhar para o futuro com esperança
Ir. M. Nilza P. da Silva – Celebramos aquela pesca milagrosa, que nos trouxe a imagem da Imaculada Conceição Aparecida, que no decorrer dos anos conquistou o coração dos brasileiros. Deus atua por meio da Mãe Aparecida, realizando milagres, socorrendo nas dificuldades, recuperando vidas, restaurando famílias.
O povo retribui a esse amor, peregrinando ao Santuário Nacional, que eles mesmos constroem desde o dia 10 de setembro de 1946. Cada tijolinho é uma expressão de amor, de gratidão, de confiança filial. Ela retribui com suas graças, sua proteção, suplicando por seus filhos diante do Pai.
Um filho teu não foge a luta
Se ela realiza tantos prodígios da graça na vida de cada devoto, isso nos enche da certeza que ela conduz os destinos de nossa Pátria. Desde 1931, a Mãe Aparecida é reconhecida como a oficial Padroeira do Brasil. Talvez nunca em nossa história, como hoje, foi tão alarmante a falta de líderes políticos, em quem se possa confiar. A corrupção tornou-se sistêmica, estamos em um período de muita importância e não vemos uma fresta da porta de saída. Mas, uma coisa é certa: Deus não quer escrever essas páginas tão importantes da história sem a nossa colaboração. Essa situação atual de nossos políticos precisam ser interpretados à luz da Divina Providência: Cada brasileiro é chamado a “não fugir a luta” e começar a edificar um mundo novo, a partir de seu próprio coração.
Temos esperança!
A história de nossa Padroeira nos enche de fé e confiança: Deus está conosco! Celebrando essa história gloriosa, na qual não faltaram cruzes e quebras, celebramos o amor de Deus que sempre vence. No início de um novo século da história de Aparecida, renovemos a certeza de que Maria vence todos os inimigos, ela é educadora, capaz de formar líderes que exerçam sua tarefa, a exemplo de Jesus.
Como disse o Pe. José Kentenich: “Queremos, pois, recordar com gratidão tudo o que o bom Deus nos presenteou através da Mãe de Deus. Ao mesmo tempo, queremos preparar-nos para novos voos para o alto, voos de águia, voos para a esquerda e para a direita” . Cada um de nós é responsável pela transformação dessa terra de Santa Cruz em Tabor, onde Cristo seja centro da história e, nele, atraiamos o olhar complacente de Deus.
Eduquemo-nos na fé singela e filial, eduquemo-nos a sermos filhos heroicos, que não se deixam corromper e estão sempre na luta. Rezemos pelo Brasil, pois, como disse São João Paulo II: “A vitória virá por meio de Maria, porque Cristo quer que a sua vitória a ela esteja unida”. Mãe Aparecida, roga pelo Brasil!
Viva Nossa Senhora Aparecida! Viva a nossa Pátria! Viva o Povo Brasileiro!