“Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!” (Sl 88).
Querida Família de Schoenstatt,
É chegado o dia de grande alegria para todos: Deus, o Amor infinito, se faz criança e vem até nós! É tempo de graças, de gratidão e renovação. O Papa Francisco nos diz: “Nesta noite santa, ao mesmo tempo em que contemplamos o Menino Jesus recém-nascido e reclinado numa manjedoura, somos convidados a refletir: Como acolhemos a ternura de Deus? Deixo-me alcançar por ele, deixo-me abraçar, ou impeço-lhe de aproximar-se? ‘Oh não, eu procuro o Senhor!’ – poderíamos responder. Porém a coisa mais importante não é procurá-lo, mas deixar que seja ele a procurar-me, a encontrar-me e a cobrir-me amorosamente das suas carícias. Esta é a pergunta que o Menino nos coloca com a sua mera presença: permito a Deus que me queira bem?”
Neste ano nos colocamos diante do presépio, como Família de Schoenstatt, com grande alegria pelo nascimento do Senhor, mas também celebrando o dom da vida e a missão do nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich. Ele nos ensinou a sermos filhos, a sermos pequenos como essa criança que se apresenta frágil na manjedoura e se deixa educar e acolher por Maria. “Não esqueçamos, Ele veio através de sua Mãe. No seio e nos braços de sua Mãe veio para o que era seu. Encontrou uma propriedade aqui na terra: é o Coração de sua Mãe. Esta sua propriedade o recebeu” (Pe. José Kentenich).
O coração da Mãe de Deus – o primeiro lar que o Menino Jesus recebe nesta terra – é também abrigo e refúgio para nós. Em Aliança de Amor com Maria, os nossos corações se tornam Belém, onde também está presente a vivência de Tabor: sentir-se filho amado diante de Deus.
Unidos ao Pai e Profeta, neste Ano do Laicato, nos deixemos contagiar pela festa do Natal que nos renova e fortalece a esperança. Dispostos a sermos filhos amados e heroicos, homens novos, pedimos à Mãe de Deus que continue a nos formar, para sermos protagonistas na construção da tão sonhada terra mariana, de um novo Brasil Tabor.
Com os votos de um feliz e santo Natal, me uno em oração a todos os aliados da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, pedindo para todos nós a bênção do nosso Deus rico em misericórdia, cordiais saudações
Pe. Ivan Simicic, ISch
Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil
*Homilia do Papa Francisco, Solenidade do Natal do Senhor, Basílica Vaticana, Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2014.
* Pe. José Kentenich, Cristo minha vida – Textos escolhidos sobre Cristo
Foto: Pilgerzentrale Schoenstatt