Gratidão pela entrega de nosso Pai e Fundador.
Ir. M. Patrícia Lemes – Neste mês de janeiro vamos recordar algo da vida e missão do Pe. José Kentenich como apóstolo da liberdade.
“A educação à liberdade é o fio vermelho que perpassa toda a história de Schoenstatt”. Assim se expressou certa vez o Pe. Kentenich. Ele mesmo foi uma personalidade livre, disposto a cumprir não só a vontade de Deus, mas também aos seus pequenos desejos. Como poucos, ele compreendeu o que significa a “nobre liberdade dos filhos de Deus” (cf. Rm 8,21) e anunciou-a por sua vida. Ele dizia: “O dom mais precioso que a pessoa possui é a própria liberdade”. E sob esta ótica ele formou muitíssimos cristãos leigos para atuarem com alegre disposição e generosidade na Igreja e na sociedade.
No mês de janeiro, recordamos um fato marcante em sua vida e na Obra de Schoenstatt: no dia 20 de janeiro de 1942, Pe. Kentenich, já como prisioneiro preventivo da Polícia Secreta Alemã, decidiu não assinar um pedido de revisão médica, que talvez pudesse preservá-lo de um transporte para o Campo de Concentração. Era uma chance que ele dispensou para o sofrimento de sua Família de Schoenstatt. E por qual motivo ele recusou? Ele ofereceu a Deus sua liberdade, para que todos os filhos de Schoenstatt pudessem conquistar a “nobre liberdade dos filhos de Deus”.
Uma oração que ele compôs na prisão revela sua entrega livre ao Pai Celestial: “Recebe, Senhor, pelas mãos de minha Mãe, a doação total de minha régia liberdade; recebe a memória, os sentidos e a inteligência, recebe tudo, como prova de amor”. Nos momentos mais difíceis no Campo de Concentração, ele permaneceu sempre uma personalidade inteiramente livre, convicto de que a Providência Divina tudo guia ou permite. Que seu exemplo, como homem livre, nos inspire a fazermos nossas escolhas de modo iluminado e agradável a Deus.
Oração para o Ano Pe. Kentenich
Deus, nosso Pai, tu nos concedeste na pessoa do Pe. Kentenich um pai e profeta abrasado do Espírito Santo, testemunha e mensageiro do teu Evangelho para o nosso tempo.
Dá-nos de seu fogo! Dá-nos de seu espírito de Fundador!
Faze que seu carisma esteja tão vivo em nós, que possamos plasmar o futuro da Igreja e da sociedade.
Sua visão seja a nossa visão: que na força da Aliança de Amor surja um mundo novo, no qual possamos gerar uma cultura da Aliança em todos os lugares onde vivemos e atuamos.
Pai do céu, nós te pedimos:
inclui o Padre Kentenich nas fileiras dos santos reconhecidos pela Igreja.
Abre as portas para ele e sua missão em todos os lugares, para que ele possa conduzir muitas pessoas no caminho à plenitude da vida, o caminho para ti.Nós te pedimos, unidos a Maria, nossa Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, por Cristo nosso Senhor. Amém.
Que bela oração e imploramos ao Deus nosso Pai a Honra dos Altares ao Pe. José Kentenich fundador da obra de Schoenstatt. Amém