Kentenich e Engling: Ambos levaram Jesus e Maria ao mundo.
Em alguns países, por tradição, as pessoas são saudadas e celebram, de maneira especial, o dia do santo que tem o seu nome, é o dia do seu “onomástico”. Dessa forma, o dia de São José, 19 de março, é também a data do onomástico de dois “Josés” fundamentais na história de Schoenstatt, ambos em ano jubilar de morte: o Pe. José Kentenich e José Engling.
O Pai e Fundador diz que “a festa de hoje nos recorda não apenas a nossa missão, à luz da missão de São José, mas nos quer dá-la nova e mais profundamente como participação da missão de Jesus”.
E, falando sobre a missão de São José, que também é a nossa, Pe. Kentenich diz que: “Ele devia estar intimamente unido a ambos (Jesus e a Maria); devia trazê-los, unidos, em seu coração, de modo semelhante como um pai traz sua esposa e filhos em seu coração”. A tarefa apostólica de São José, segundo o Pai e Fundador, é marcada pela frase: “‘José, levanta-te, toma o Menino e sua Mãe!’ (Mt 2, 13). Portanto, leva-o para fora, leva-o para os povos”.
Leva-o para os povos!
Em 1916, José Engling queria aprofundar o amor à Mãe de Deus e a Jesus, então “lembrou-se que o mês de março era dedicado ao seu padroeiro, São José, e logo decidiu dedicar-lhe a cada dia uma oração, a fim de pedir-lhe uma união mais íntima com Nossa Senhora”. Engling levou consigo esse amor à Mãe e ao Filho pelas trincheiras e por todos os desafios da guerra. Fez, assim, que mais pessoas chegassem à Maria e a Jesus e, da mesma forma, fez que a Mãe e o Menino, a partir do Santuário, chegassem a muitas pessoas.
Pe. Kentenich, como Pai e Profeta, dedicou a vida a anunciar as glórias de Maria e a levar sua imagem ao mundo. Frutos de sua missão são os mais de 200 Santuários Filiais espalhados pelo mundo e milhões de famílias que hoje recebem ‘o Menino e sua Mãe’.
A mesma incumbência o Fundador deixa a cada um de seus filhos hoje: “Eis nossa grande tarefa, minha querida Família de Schoenstatt, que nunca podemos esquecer neste tempo atual tão confuso, confuso na Europa, confuso no mundo inteiro… Não devemos somente cuidar que Cristo seja conhecido pelos pagãos. Não, não! ‘Toma o Menino e sua Mãe!’ Devemos levar Jesus e Maria em santa bi-unidade por toda a parte onde temos alguma tarefa a cumprir”.
Referências
O Fundador nos fala, vol I – Conferências e alocuções para as Mães e a Família de Schoenstatt
Heroi de duas Espadas. Olivo Cesca.