Você já falou sobre o Pe. José Kentenich a um amigo, conhecido ou familiar? Certamente ele ajuda a muitas pessoas que pedem sua intercessão… Mas, e se a pessoa for de outra religião?
Como um Pai atencioso, ele pode nos ajudar em muitas situações: é isso o que nos conta o testemunho de Kellyta Lima Souza, brasileira, que atualmente mora em Krefeld, na Alemanha:
Senti uma paz profunda
Quando criança, sempre vi minha mãe e minha avó recebendo a imagem da Mae Peregrina nas suas casas e, quando eu vim morar na Alemanha, em 2013, tive interesse em conhecer o Santuário de Schoenstatt.
Nessa primeira visita, estávamos meu esposo, Felipe, e eu. Nesse dia conhecemos uma Irmã que falava espanhol e ela nos acompanhou em uma visita pela ‘Casa Pe. Kentenich’ [1]. Para mim, foi super interessante conhecer sua história e me senti muito tocada com as mensagens que pudemos ouvir no telefone, pois é realmente a voz dele.
Eu estava passando por um momento delicado logo na minha chegada à Alemanha e quando me ajoelhei para rezar, no Santuário Original, tive vontade de pedir ajuda ao Pe. Kentenich.
Foi então que tive certeza de que nunca mais estaria sozinha. Senti uma paz tão profunda e a sensação que seria protegida nos momentos mais difíceis que encontrasse no meu caminho. Logo depois, na minha próxima visita, tive a oportunidade de conhecer a Ir. M. Isabel [Machado], brasileira, que vive em Schoenstatt e que me ajudou ainda mais a me aproximar da minha fé.
Simples e verdadeiro
Meu relacionamento com o Pe. Kentenich é simples e verdadeiro. Tornou-se algo tão natural na minha vida, que sempre que vejo alguém em uma situação de dificuldade, eu sugiro que faça a novena, pois sempre fui atendida por ele, e não seria diferente agora.
Quando eu preciso de algo, simplesmente fico sozinha e falo com ele. Ele me ouve, posso sentir sua presença, posso imaginar suas respostas, seu jeito de falar e de me acalmar.
Eu gostaria de compartilhar dois testemunhos aqui, apesar de ter vários outros que me tocam…
Ajuda em horas de aflição
No final de uma sexta-feira estávamos eu e Felipe fazendo compras, quando recebemos a notícia de que a minha sogra, Faustina, estava entrando no centro cirúrgico para uma cirurgia de emergência, que poderia não suportar.
Ela teve, de repente, problemas sérios com uma diverticulite e, consequentemente, teve que ser operada. Eu estava grávida de quatro meses e fiquei aqui na Alemanha, enquanto o Felipe pegou o primeiro voo e foi para o Brasil. Naquela semana, eu não fiz nada além de pedir a ajuda do Pe. Kentenich e tentar me cuidar, pois sabia que precisava cuidar do meu bebê.
No dia seguinte, na ânsia de me manter em pé e consolada, eu fui até o Santuário, orei muito, fui até Casa Padre Kentenich e, na volta, recebi uma mensagem informando que ela havia movimentado as pálpebras.
E isso se repetiu pelos próximos oito dias da novena. Cada vez que eu rezava a novena, e na sequência um Terço em oferecimento ao Pe. Kentenich, eu recebia uma ligação ou mensagem informando que ela havia mostrado uma melhora. Depois de duas semanas ela saiu do hospital e em novembro estava aqui para ver o primeiro neto chegar ao mundo. O nosso primeiro passeio foi até o Santuário, para agradecer pela graça alcançada.
Um intercessor para todos
O outro testemunho é de uma amiga que visitei em abril de 2017 no Brasil. Ela estava desolada, pois tentava engravidar e não conseguia.
Ela se emocionou muito vendo meu filho, Leonardo, e me disse o quanto era difícil essa situação. Então eu perguntei se ela se incomodaria em fazer a novena para o Pe. Kentenich, pois eu sabia que ela era de outra religião (evangélica).
Ela disse que faria e eu respondi: “Fique tranquila, antes de você terminar a novena, você estará grávida”. E assim aconteceu!
Voltando para a Alemanha, eu mandei a “Biografia Novena” do Pe. Kentenich para ela, por correio, e logo veio a bela notícia. Ela estava grávida e fazia questão de falar que era graças ao Pe. Kentenich.
Algumas amigas em comum até me pediram a novena quando souberam, pois diziam que “o padre da Kéllyta faz milagres”.
É isso… Espero poder levar a palavra e o exemplo dele para outras pessoas.
[1] A ‘Casa Pe. Kentenich’ é um local, em Schoenstatt, onde ficam expostas muitas peças importantes da vida do Pe. José Kentenich, como documentos que ele escreveu, peças de roupas, itens pessoais, materiais históricos para a Obra de Schoenstatt. O local tem como missão levar os peregrinos a um encontro pessoal com o Pai. Há, por exemplo, um telefone que emite mensagens de voz com gravações dele.