Sim, é possível unir esses três pontos – Aliança de Amor, tecnologia, Ano dos Leigos – e, mais ainda, sendo sal da terra e luz do mundo. É sobre isso que Caroline Piovesan de Moraes, da Juventude Feminina de Schoenstatt de Seberi/RS, vem nos contar. Ela explica como utilizou seu campo de estudo para ser protagonista a serviço da Aliança e contribuir ainda mais com o Ano Pe. Kentenich:
Meu nome é Caroline e faço parte do Movimento de Schoenstatt na Diocese de Frederico Westphalen/RS desde 2010. No ano passado recebi um pedido muito especial da nossa assessora: ela me perguntou se eu aceitava desenvolver um aplicativo que registrasse os pedido feitos pela beatificação do Pe. Kentenich. Aceitei de imediato o pedido, mesmo não sendo a minha área de programação (trabalho com desenvolvimento web, sites e sistemas personalizados).
Desafio, amor e criatividade a serviço
Desenvolver um aplicativo foi e ainda é algo novo para mim, mas como era para o Movimento de Schoenstatt e para o meu querido Pai, eu fiz um esforcinho e me dediquei ao desenvolvimento do aplicativo, guiada por orações e pedidos e muita vontade de fazer algo por um Movimento que fez tanto por mim.
Foi muito bom ter feito isso, pois uni meus dois amores: Schoenstatt e a tecnologia.
Acompanho até hoje os downloads feitos pelo Brasil todo e até alguns do exterior (Alemanha, Espanha, México…). Isso me alegra imensamente, pois vejo que as pessoas estão, sim, procurando fortalecer a Aliança de Amor por meio do aplicativo. Recebi muitos comentários positivos e também pedidos para adicionar novas funcionalidades ao aplicativo (vou fazer assim que sobrar um tempinho) e recebi tudo com muito carinho e alegria.
Vida de oração e tecnologia
No mundo em que vivemos hoje, reclamamos que não temos tempo para nada. Mesmo assim, sempre temos um tempo para ficar mexendo no celular, não é mesmo? Vivemos rodeados pela tecnologia e pela rotina corrida. Mas, e Deus? E a minha Aliança de Amor? Como conciliar todas as tarefas e ainda me dedicar às minhas orações? Perguntas que me faço frequentemente, pois a rotina não é fácil.
Depois que desenvolvi o aplicativo, comecei a pesquisar mais sobre isso, em como fortalecer a minha vida de oração com o auxílio da tecnologia.
Com o meu próprio aplicativo eu melhorei minha vida de oração e, às vezes, paro para olhar todos os meus pedidos: “Esse a Mãe realizou!” ou “Esse ela está vendo se é bom e necessário para mim”. Mas aí, me peguei pensando: peço tanto, mas o que posso oferecer? Procurei outros aplicativos relacionados às orações e encontrei o aplicativo da Liturgia Diária, feito pela Canção Nova, que foi ótimo para mim, porque eu sempre fui meio desajeitada em procurar as leituras. Tudo está mais prático agora, tudo está a um ‘click’ de distância.
Podemos usar esse ‘click’ para melhorar nossa relação com Deus, com nossa querida Mãe e nosso Pai. Tirar minutinhos do nosso dia para fazer uma leitura, ou um pedido, ou agradecimento a Deus.
Isso mostra que usar a tecnologia com sabedoria e autoeducação, tendo o cuidado de saber aproveitar o que ela tem de bom e se afastar das coisas ruins, pode ser muito útil também para fortalecer a nossa Aliança de Amor e a nossa proximidade com Deus.
1 comentário