Pe. José Kentenich nasceu no dia 16 de novembro de 1885, na aldeia de Gymnich, próxima a Colônia, na Alemanha. Ele é filho da Sra. Catarina Kentenich e viveu uma infância feliz junto à sua família, com direito a travessuras e brincadeiras unido aos amigos e familiares. Essa história já é bem conhecida pelos schoenstattianos, por isso, no ‘Ano Kentenich’, preparamos uma série de perguntas para atualizar a memória ou mesmo conhecer novos fatos sobre a infância do Pai e Fundador.
As respostas serão publicadas em breve, na próxima terça-feira, dia 17 de julho, por isso, fique atento!
Para responder o ‘Quiz Kentenich’ é só escolher uma opção e clicar em ‘votar’. Boa sorte!
Resposta correta: Pedro
O menino recebeu o nome de Pedro José, como o cunhado de sua mãe, Pedro José Peters, que era seu padrinho, e também como o nome de um dos seus tios.
Resposta correta: Dirigia uma carroça de fretes
Catarina Kentenich ajudou nos trabalhos da casa até à morte de seu pai, que carregava a maior parte do sustento da família. Não se sabe quanto tempo mantiveram a pequena empresa de “Carroça de fretes”, que fora do Sr. Matias, após a sua morte.
Resposta correta: Enxaimel
Os avós Matias e Ana Maria Kentenich casaram em Gymnich, em 1844, e pouco depois do casamento, o avô comprou uma pequena casa de enxaimel. Faziam parte da propriedade um celeiro, um pátio, uma horta e uma pequena cocheira para um ou dois cavalos de carga. A casa era formada por uma cozinha, uma pequena sala de trabalho, usada para diversos fins, com uma escada íngreme, separada por um alçapão, que levava ao porão e ao sótão, e duas pequenas dependências usadas como sala de estar, de jantar e dormitório.
O Enxaimel (ou Fachwerk) é uma técnica de construção bem típica da Alemanha, com paredes montadas sob hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos.
Resposta correta: Paróquia São Kunibert
A construção da Kirspelskirche (igreja paroquial) de St. Kunibert data da Idade Média e, pela deterioração, foi reconstruída entre 1759 e 1763. A pia batismal onde o Pe. Kentenich recebeu o sacramento do Batismo é dividida em oito faces e foi esculpida no ano de 1559 em arenito vermelho.
Resposta correta: Orfanato São Vicente, padroeiro São José
O Orfanato São Vicente, na cidade de Oberhausen tinha como padroeiro São José. Assim se descreve sobre ele no livro ‘Os Anos Ocultos’: Sobre o portão, uma estátua imponente do padroeiro e protetor São José, tem nos braços o Menino Jesus. No hall de entrada, revestido de madeira, uma imagem acolhedora de São Vicente de Paulo, pai dos órfãos e amigo das crianças, recebe os visitantes.
O Pe. August Savels, confessor da Sra. Catarina Kentenich, começou por acolher 30 crianças órfãs na casa paroquial, até que a falta de espaço o impediu de continuar. Por fim, Pe. Savels conseguiu mover os moradores da cidade a construírem um lar para crianças, o Orfanato São Vicente. Cerca de 300 crianças, de zero a quinze anos, 55 inválidos e idosos e ainda 22 jovens assistidas vivam ali quando o Pe. Kentenich chegou.
Resposta correta: Ela ganhou no dia da primeira comunhão
Sobre esse episódio, Pe. Kentenich conta mais tarde: “Há alguns anos, vi na capela de um orfanato uma estátua da Mãe de Deus (Nossa Senhora do Rosário) que tinha ao pescoço uma correntinha e uma cruz douradas. A correntinha e a cruz eram a recordação de primeira comunhão de uma mãe, que se viu forçada a colocar seu único filho num orfanato, devido a uma situação familiar adversa. Não lhe era possível continuar a cuidar de seu filho como mãe. O que podia, então, fazer, na angústia do seu coração e dos seus cuidados? Toma a única recordação de valor da sua infância, a sua lembrança da primeira comunhão, e coloca-a ao pescoço da Mãe de Deus, com o pedido instante: educa meu filho! Sê-lhe inteiramente Mãe! Cumpre no meu lugar os deveres de mãe”
Resposta correta: No dia da primeira comunhão
No dia da primeira comunhão, domingo in albis (o primeiro depois da Páscoa), 25 de abril de 1897, no jardim do orfanato, confirma à mãe que quer realmente ser sacerdote.
As perguntas e respostas são baseadas no livro
Os Anos Ocultos – Padre José Kentenich Infância e Juventude (1885-1910). Dorthea M. Schlickmann. Sociedade Mãe e Rainha, Santa Maria/RS, 2008.
Excelente ideia de fazer perguntas sobre a infância do Pe. Kentenich.
Gostei muito desta atividade.atraves de exercício didático fixa se mais o q aprendemos .memoriza se mais.eu pelo menos pra mim.kkll.ja li muitos l7vros textos mensagens de Pe Jose K. As com o tempo esqueço.. parabéns.nota 10 kkk.acertei so 3 .melhorar.