Dicas para preparar uma boa planilha do Horário Espiritual
Karen Bueno – Começo de ano é tempo de planejamento, de traçar metas para os próximos 365 dias. Muitos planejam comprar um carro ou uma casa, viajar, perder uns quilos ou uma porção de outros propósitos. Mas… e um planejamento espiritual? É possível se organizar para ser uma pessoa melhor com Deus e com os homens? Pe. José Kentenich mostra que sim.
A Pedagogia de Schoenstatt oferece algumas ferramentas que tornam a santidade na vida diária prática, por meio da autoeducação. O objetivo da Obra, desde a fundação, é formar santos pelas mãos de Maria. Ela, a grande Educadora, “molda santos para os nossos altares”, dizia o Fundador.
Horário Espiritual: a santidade em suas mãos
Uma das ferramentas criadas pelo Pe. Kentenich para o desenvolvimento pessoal é o Horário Espiritual. Trata-se de uma planilha mensal e um programa diário de vida, onde, em cada dia do mês, as pessoas marcam a aspiração à qual se propõem (por exemplo: rezar três Ave-Marias ao acordar). “O Horário Espiritual é básico para a vida dos schoenstattianos; creio que é uma das coisas mais intuitivas e criativas que o Pe. Kentenich criou”, explicou o já falecido Pe. Ottomar Schneider, do Instituto dos Padres de Schoenstatt.
O Horário Espiritual mostra que é possível ser santo no dia a dia, sem precisar fazer coisas extraordinárias. “Ele quer ser um ritmo na nossa vida do dia a dia. Se não centralizamos a nossa vida interior em pontos chave ao longo do dia, esse dia se vai com as preocupações externas e, quando chega a noite, estamos vazios”, dizia o Pe. Ottomar.
Essa ferramenta não busca apenas a vinculação com Deus – apesar de esse ser o seu objetivo central para o qual tudo é direcionado – mas trabalha também a relação de cada um consigo mesmo, com o próximo, com o trabalho, etc.
O Horário Espiritual é um método de autoeducação
O Horário Espiritual pede prática, pede um propósito particular: “Propósitos particulares são pontos que eu normalmente trabalho. Por exemplo, se sou muito agitado, vou parar por um momento, ao longo do dia, e me acalmar. Se cumpro esse ponto que propus realizar, pego meu Horário Espiritual e marco que fiz isso”, contava o Pe. Ottomar Schneider.
Sempre marcar na planilha aquilo que eu consegui realizar durante o dia, se fiz ou deixei de fazer meu propósito, ajuda a observar de perto o crescimento interior: “Se crio esses hábitos, meu interior chama por eles, então eu sinto necessidade de cumpri-los”.
No Movimento Apostólico de Schoenstatt, o trabalho de desenvolvimento pessoal tem um objetivo maior: tudo é oferecido à Mãe de Deus como contribuição ao Capital de Graças. Os sacrifícios de santificação na vida diária são a base da espiritualidade, foi baseado nisso que a Aliança de Amor se concretizou e é onde está a dimensão apostólica da Obra.
Monte o seu Horário Espiritual
O Horário Espiritual funciona a partir do Propósito Particular – você observa as debilidades pessoais e aplica pontos corretivos a elas ou busca intensificar as virtudes. Esses propósitos corretivos têm como função vincular a pessoa a Deus, ao próximo, ao trabalho, consigo mesma. Acompanhe alguns exemplos práticos:
Vinculação a Deus
Meu propósito: ter mais tempo para Deus
Ação concreta que vou realizar: Dedicar 10 minutos durante o dia para falar com Deus.
Vinculação ao trabalho
Meu propósito: ser mais organizado
Ação concreta que vou realizar: Manter a mesa de trabalho sempre em ordem ao final do dia.
Vinculação comigo mesmo
Meu propósito: Fico parado boa parte do tempo, então preciso me movimentar
Ação concreta que vou realizar: Fazer 30 minutos de caminhada todos os dias
Vinculação com o próximo
Meu propósito: Sou impaciente, agitado, não escuto as pessoas
Ação concreta que vou realizar: ouvir tudo que a pessoa tem a dizer até o final, somente depois comentar.
Tendo definido em quais aspectos melhorar, é só jogar isso na planilha do Horário Espiritual. Veja o exemplo (clique para ampliar):
OBS: Neste exemplo, a planilha é preenchida apenas até o 3º dia, e está marcada com números (0= não fiz / 1= fiz pela metade / 2= fiz corretamente), mas a marcação é livre, cada um marca da forma que achar melhor, com sinais, desenhos, etc., de acordo com a avaliação que fez de seu desempenho no decorrer do dia.
Clique para baixar a planilha do Horário Espiritual
Algumas dicas para o Horário Espiritual
Pe. Ottomar Schneider nos deixou algumas dicas valiosas para um bom aproveitamento do Horário Espiritual:
– Ir pouco a pouco: É preciso começar devagar, escolher poucos pontos, somente assim é possível ir fixando hábitos.
– Observar a si mesmo: o autoconhecimento é muito importante para reconhecer as debilidades que precisam ser mudadas, mas também enxergar as virtudes de cada um, que podem ser aprimoradas. Por exemplo: se sou preguiçoso, vou planejar ações que me corrijam neste sentido; por outro lado, se sou uma pessoa amigável, vou aplicar propósitos que intensifiquem essa virtude.
– Ser objetivo: escolher propósitos possíveis de serem realizados e que realmente me ajudem a crescer física, espiritual, intelectual e interiormente.
– Perseverança: Não é incomum as pessoas desistirem. A única maneira é sempre voltar de novo, até que consigam criar um ritmo. Por isso, começar com pouco, mas começar com pontos chave que precisam ser mudados.
– Tornar o propósito positivo: em vez de formular um propósito negativamente (por exemplo: não vou comer muito no jantar), eu torno essa frase positiva (comerei pouco no jantar). Sempre para o lado positivo, enobrecendo sua atitude e tornando-a mais motivadora.
– Orientação espiritual: se possível, é importante ter uma orientação espiritual com um padre, consagrado(a) ou religioso(a). Se você mexe com contabilidade, no final do mês é preciso prestar contas, fazer o balanço. João Pozzobon, que tinha um Horário Espiritual incrível, era comerciante e dizia assim: “Se no fim do dia eu não fizer a minha contabilidade, o meu negócio vai à falência. Na vida espiritual é a mesma coisa, eu preciso fazer o controle do que fiz e do que não fiz”.
O link da planilha tá quebrado.
Problema resolvido Bruno 😉
Ótimo esse artigo sobre o Horário Espiritual.
Gostaria de saber como realizar o apostolado com a Mãe Peregrina de Schoenstatt na Inglaterra. Tu podes me ajudar? Meu irmão e minha cunhada querem trabalhar com a Mãe lá.
Obrigada pela mensagem, respondemos sua pergunta pelo e-mail.
Obrigada pela mensagem, respondemos sua pergunta pelo e-mail.
Parabéns Karen, muito bom artigo para esse início de ano.