O Espírito é o vínculo, o amor entre o Pai e o Filho. Vejamos as palavras do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich:
“O Espírito Santo é o grande vínculo que une, que nos une estreitamente a Cristo e também nos une entre nós, uns com os outros. O Espírito Santo é o Espírito de Cristo. Por isso o Espírito Santo é também o Espírito do ‘Corpus Christi mysticum’ (o Corpo Místico de Cristo = a Igreja). Mas ele deve tomar-se também nosso espírito! E, na medida em que Nossa Senhora nos introduz em todo o organismo do mundo sobrenatural, nessa mesma medida também somos inflamados pelo Espírito de Deus, o Espírito Santo!” (Conferência para as Irmãs de Maria de Schoenstatt, 24 de maio de 1931). *
Na solenidade da Santíssima Trindade (15 de junho de 2014), o Papa Francisco afirma que “o Espírito Santo, dom de Jesus Ressuscitado, comunica-nos a vida divina e faz-nos entrar, deste modo, no dinamismo da Trindade, que é de amor, comunhão, serviço recíproco e partilha. Uma pessoa que ama os outros pela própria alegria de amar é reflexo da Trindade. Uma família na qual todos se amam e se ajudam uns aos outros é um reflexo da Trindade. Uma paróquia na qual os fiéis se amam e partilham os bens espirituais e materiais é um reflexo da Trindade. O verdadeiro amor não tem limites, mas sabe limitar-se, para ir ao encontro do outro, para respeitar a liberdade do outro”.
Rezemos:
Mãe, teu Santuário irradia em nosso tempo o esplendor e a glória do Sol do Tabor.
Onde o Sol de Cristo se manifesta claramente e celebra triunfos, como outrora no Tabor,
ali é bom estar, como no paraíso, pois o Espírito Santo estabeleceu sua morada.
Toda envolta pelo Sol resplandecente do Tabor, qual vaso entregue ao Santo Espírito,
atuas em Schoenstatt como Medianeira, conduzindo-nos bondosamente ao Espírito Santo.
Impregna-nos profundamente do Espírito de Cristo.
Concede-nos, prodigamente, eloquentes línguas de amor;
por nós se irradie o esplendor de Cristo, à tua semelhança, como Espelho da Justiça.
O universo, com alegria, dê glória ao Pai,
no Espírito Santo, em seu esplendor,
louve-o por Cristo e com Maria,
agora e na eternidade. Amém.
(Rumo ao Céu, 196-200)
* Pe. José Kentenich. Movido pelo Espírito – Textos escolhidos sobre o Espírito Santo. Editora Pallotti, Santa Maria/RS, 1ª edição.