Ela foi ao encontro dos filhos, para aquecer corações nessa terra do gelo
Ir. M. Nilza P. da Silva – Como é conhecido, quem chega ao polo sul do planeta, na terra de gelo da Antártida, encontra-se também ali com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt em uma ermida. A Divina Providência cuidou que algumas pessoas nos ajudassem a conhecer como está essa ermida atualmente e a saber um pouco melhor sobre os caminhos que a Mãe de Deus usou para estar ali, junto de suas filhos de várias partes do mundo, para aquecer em seus corações o amor a Jesus.
Quem conta é Pe. Audinei Carreira da Silva, atual vigário na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Cianorte/PR, Diocese de Umuarama/PR. É ele o instrumento a Mãe usou para poder ir até o ponto extremo do planeta.
Por que o senhor levou a imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável para a Antártida?
Eu tinha recém entrado na Marinha, ainda era segundo tenente e, sem esperar, repentinamente, em 1984, fui nomeado para acompanhar, como capelão, a terceira expedição do Brasil para a Antártica, pelo Navio de Apoio Oceanográfico Barão de Teffé. Eu não esperava isso. A estação brasileira ali ainda estava na construção, na ilha Rei Jorge, que pertence às Ilhas Shetland do Sul, na estação Comandante Ferraz. Talvez devido ao meu modo de ser e à minha experiência, o Comandante Paulo Adrião insistiu que o capelão fosse eu.
Então, ele me contou que em uma das expedições, um capelão havia entronizado a cruz nessa estação e me perguntou o que eu gostaria de fazer de significativo nessa minha missão. Eu respondi a ele que gostaria de levar Nossa Senhora para colocar ao lado dessa cruz, lá na Antártida. Então, eu conversei com as Irmãs de Maria, em Londrina/PR, e mandamos fazer uma imagem em mármore que representa uma seta, indicando para o céu. No meio dessa seta, colocamos a imagem de nossa Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt (em bronze).
Antes de viajar para a Antártida, a ermida ficou dentro do Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente, em Londrina. Depois, foi levada para a marinha, no Rio de Janeiro/RJ, de onde partimos.
No dia 8 de dezembro de 1984, durante a celebração e uma missa, fizemos a bênção e a entronização da ermida nesse local, na Antártida. Estavam ali presentes na santa missa, além dos brasileiros, também pessoas de estações de outros países: chineses, poloneses, russos e argentinos. A celebração foi ao ar livre, graças a Deus, em um dia em que tivemos uma variante excepcional. No verão, normalmente a temperatura e a sensação térmica está a 35º abaixo de zero. Mas, naquele dia, para a missa, estávamos com 8º acima de zero e não havia vento para aumentar a sensibilidade térmica. Era uma atmosfera muito boa.
Eu ainda me lembro bem de umas coisas bem típicas dessa data. Por exemplo, os marinheiros que fizeram a tarefa de pedreiros, para poder chumbar a imagem no local, se esqueceram que lá, quando você pega a água, daqui a pouco ela está congelada. Então, eles chegaram no local da ermida, com a água, e quando foram fazer a massa, a água estava congelada e não dava para misturar com o cimento. Por isso, eles precisaram voltar para o navio e colocar um produto na água, para que ela não se congelasse e se pudesse fazer a massa com o cimento para fixar a ermida.
Todos os anos, durante um período, nesse local, a neve sobe e, quando isso acontece, a Mãe de Deus “entra em fria”, isto é, a ermida fica embaixo da neve. Mas, depois a neve desce de novo e é possível vê-la e rezar diante dela.
Agradecimento especial:
Ao Pe. Audinei por ter aceitado contar toda a história da entronização da Ermida, ao Coronel Johannes Gregoratto que mediou o contato com Fatima Iyetunde Oladejo – Primeiro-Tenente (Md), que se encontra atualmente na Antártida e generosamente fez as fotos da ermida (no dia 30 de junho de 2016) e nos enviou. Que a Mãe de Deus os abençoe!
Padre, agradeço o senhor pôr ter aceitado está missão.Foi Nossa Senhora que sugeriu ao senhor instalar uma imagem naquele local para fazerem Orações, onde muitos pesquisadores só se lembra de pesquisas e esqueci que é criação de Deus Nosso Pai Todo Poderoso aquele local
Bom dia! Deus está em todo lugar! Faz com que os pesquisadores se Deus que tudo criou para santificar o homem, que possa sempre louvar! E a Mãe de Deus cuidando de seus filhos onde quer que estejas!
Faço parte desta grande Família de Schoenstatt. Amo servir a minha Igreja e me sinto muito feliz, por estar neste Movimento de Amor a Nossa Senhora!
Sou Grato a Deus por estar com Mãe Rainha, sempre em missão