O processo de beatificação “não é um tempo burocrático, mas oportunidades vivas para a promoção da santidade e de sua importância na Igreja”
O ano de 2019 é um ano provocador para todos os devotos do Servo de Deus, João Luiz Pozzobon. Neste ano projeta-se a entrega da Positio à Congregação para as Causas dos Santos. A Positio, constituída também com a Summarium testium, e Informatio super virtutibus, é uma parte importante, onde se apresentam a biografia, as virtudes heroicas e os testemunhos sobre quem se quer beatificar, neste caso concreto: João Luiz Pozzobon.
A Positio é um trabalho de lapidar a pedra preciosa. Requer o acompanhamento e complementação de outros documentos que sempre são solicitados pela Causa dos Santos, de acordo com cada caso. Trata-se de expor as provas de heroísmo sobre as virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade), as virtudes cardeais (Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança), as virtudes anexas, tais com a Humildade, a Pobreza, a Obediência, a Castidade, etc. Esta fase é de um minucioso trabalho, pois fornece a chave para a compreensão do processo completo. É chamado de disquisitio sobre a santidade do Servo de Deus. Disquisitio: reunião das ações e/ou diligências cujo objetivo é atestar a verdade daquilo que foi alegado; inquérito.
O prazo para conclusão do processo é longo e complexo. Poderíamos dizer: neste tempo canônico é o tempo dos homens e de Deus; e, por isso, provocador. Um tempo dos homens porque requer provar os fundamentos das virtudes com documentação objetiva, e não com base no “ouvi dizer”. Um tempo de Deus, pois requer um tempo de oração e descobrir neste trabalho a originalidade do futuro proposto à santidade, e como este pode contribuir para a edificação atual da Igreja e, ao mesmo tempo, provocar novas santidades.
Neste contexto acima exposto, o tempo até a Beatificação/Canonização não é um tempo vazio. É um tempo que deve ser acompanhado pelos Devotos do Servo de Deus com a admiração das suas virtudes, com a contemplação de sua vida, imitação de sua santidade, promoção entre os fiéis de sua pessoa, com muita oração, e de súplica ao Servo de Deus para obter, por sua intercessão, as graças e milagres. O tempo da Causa não é um tempo burocrático, mas oportunidades vivas para a promoção da santidade e de sua importância na Igreja.
Pe. Vandemir Jozoé Meister
________________________
Postulador da Causa de Beatificação
do Servo de Deus João Luiz Pozzobon