Os pequenos contam: o que é ser missionário?
Juliana Dorigo – “Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais, pois o Reino dos céus pertence aos que se tornam semelhantes a elas” (Mt 19, 14). Desde pequenos aprendemos os primeiros passos da fé, que ao longo da vida se tornam ricas lembranças de como começamos a conhecer a Palavra de Deus.
Primeiro em família, onde aprendemos as primeiras orações. Quando rezamos antes de dormir e ao acordar para iniciar bem um novo dia. Depois, na catequese, onde iniciamos uma caminhada mais consciente na Igreja e assim seguimos com o Crisma, grupo de jovens etc.
Construção de um mundo melhor
A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, na modalidade Infanto–Jovem, quer mostrar a importância de nossas ações para a construção de um mundo melhor, para formar homens novos, cujo centro seja Cristo, todos educados por Maria, a grande missionária. Atrair jovens para a Igreja, como missionários de Maria, com diversas atividades e diversão, é um passo fundamental nesse trabalho.
Maria Júlia Freitas, de Tremembé/SP, tem 12 anos e diz que ser missionária “é poder levar um pouco da Nossa Senhora, que tenho comigo, para outras pessoas”.
A Campanha Infanto-Juvenil leva evangelização às crianças e aos jovens, fazendo-os, desde cedo, pequenos missionários. José Augusto Aggeu Ricardo Marçal, de 13 anos, explica sua visão: “Ser missionário é levar a Mãe de Jesus no coração e transmitir as graças do Santuário. Ela me ensina a ser melhor cuidando de mim, igual ela cuidou do seu Filho”.
Para Fernanda Junque, 11 anos, da cidade de Salto/SP, as atividades da Campanha os ajudam a não ficar muito tempo no celular, entre outras coisas. “Para mim, ser missionária é me comprometer e ter responsabilidade com as coisas da Igreja; sempre participar das confraternizações que a Igreja tem e ajudar quando ela precisar; participar das missas e rezar. A Mãe Peregrina me ajuda a ser melhor na parte da responsabilidade, me ajuda a ser melhor rezando e faz eu ficar mais ativa na Igreja”, ela diz.
Espírito Missionário
No espírito do “Mês Missionário Extraordinário”, a Campanha Infanto–Jovem quer levar a missão de evangelizar aos pequenos, viver em comunidade por meio do amor à Mãe de Deus. Maria Eduarda Silva Couto, 15 anos, comenta: “Para mim, ser missionária é maravilhoso, pois eu sinto que posso ajudar a ter um mundo mariano levando a Mãezinha para a casa das pessoas e os ensinamentos de Deus para elas. A Mãe me ajuda ser cada vez melhor, pois quando uma pessoa precisa de ajuda ela sempre ajuda de algum jeito e isso mostra para todos nós que devemos também ajudar as pessoas”.
Para conhecer e participar Campanha da Mãe Peregrina Infanto-Jovem, ou em caso de dúvidas e informações, escreva para:
Regiões Sudeste e Paraná: mp.infanto@gmail.com
Regiões Sul e Nordeste: campanhamaeperegrina@yahoo.com.br