O olhar da Mãe e Educadora na vida de um santo
Karen Bueno – Quem visita a casa onde nasceu São João Paulo II, em Wadowice/Polônia, encontra ali, no pequeno espaço do quarto, um quadro da Mãe e Rainha de Schoenstatt.
O interior da casa dos Wojtyła foi reconstruída com base nas memórias dos vizinhos e amigos da família. A casa foi decorada com os móveis da época e os objetos originais que eles utilizavam, como os guardanapos bordados por Emilia Wojtyłowa, sua bolsa, o pingente de ouro, além das louças da família e as fotografias do álbum da família. Também o quadro da Mãe e Rainha, que fica no dormitório, foi preservado.
A casa da família, e local de nascimento de São João Paulo II, fica na rua Kościelna 9, em Wadowice, no sul da Polônia. Esse espaço é um museu histórico desde 1984, recebendo visitantes de todo o mundo.
Em 1919, a família Wojtyła alugou esse espaço com dois quartos e uma cozinha no primeiro andar da casa. Karol Wojtyła (o Papa João Paulo II) nasceu neste apartamento em 18 de maio de 1920. Após a morte de sua mãe, em 13 de abril de 1929, Karol e seu pai ocupavam apenas um quarto menor (as duas camas que aparecem na foto) e a cozinha. São João Paulo II morou nesta casa até 1938, quando se mudou com o pai para Cracóvia e se matriculou na Universidade Jagiellonian.
O Papa nos fala
Para São João Paulo II, as numerosas comunidades eclesiais e os movimentos espirituais que o Espírito Santo suscita na aurora do Terceiro Milênio são “uma resposta da Providência aos numerosos desafios de nosso tempo”.
Assim ele disse à Família de Schoenstatt em 2004: “Os esforços de Schoenstatt estão dirigidos em particular para a família, como célula fundamental na Igreja, da cultura e da sociedade. Seguindo o conselho do vosso Fundador, vós dais à cruz e à imagem de Maria um lugar de honra em vossas casas, convertendo-as em ‘Santuários da Igreja’ (Cf. Famílias Consortio, 55), onde Maria atua como Mãe Educadora. Desse modo, Maria, como ‘Mãe Peregrina’, continua chegando aos homens, para que eles possam experimentar seu carinho e ajuda maternal” [1].
Esse carinho e o auxílio maternal de Maria ele mesmo experimentou em sua vida, desde a infância. Bem cedo, aos 9 anos, perdeu a mãe natural, mas recebeu da Mãe e Rainha todo amor que irradia de seus olhos.
Com informações de casajp2.es