Mensagem para o dia 15 de dezembro
Ir. M. Inácia Bett – Pe. José Kentenich foi consagrado a Deus desde o seio materno. Sua vida foi inteiramente dedicada à missão de conduzir todos a Jesus, por Maria. Em toda a sua vida ele conduziu as pessoas a Jesus desde o presépio até a consumação de seu amor, no alto da cruz, quando nos deixou sua Mãe, como sagrada herança: “Filho, eis aí tua Mãe”.
Pe. Kentenich consagrou todas as suas forças, numa total confiança na Divina Providência e na perfeita obediência nas duras provações, tanto no campo de concentração, como nos 14 anos de exílio. Em ambas as situações, suplicava, para os seus, um profundo e íntimo amor a Jesus e a Maria, a Portadora de Cristo.
Aqui no Brasil, em 1947, pronunciou palavras que podem ser aplicadas à nossa preparação para o Natal: “A Europa foi privada do fundamento de sua cultura que é Cristo. A consequência é que tudo está desmoronando. Quem foi convocado a restituir Cristo ao mundo? A portadora de Cristo. Nós precisamos mostrá-la ao mundo”.
Estamos no tempo do Advento, aguardando a vinda de Jesus, no Santo Natal. Pe. Kentenich nos introduz no mistério da festa, ensinando a preparar um berço para o Deus Menino, em nosso próprio coração e em nossa família. Ao mesmo tempo, ele indica um objetivo apostólico, pedindo à Mãe de Deus que abençoe a grande Família de Schoenstatt, suplicando que nosso pequeno Santuário se torne um novo Belém, para onde acorram representantes de todos os povos e nações. Que desta gruta de Belém jorre uma torrente de graças para o mundo de hoje, reconduzindo todos a Cristo, o pequeno Rei do presépio. Feliz e abençoado Natal!