A escolha das roupas como um meio de apostolado
Ir. M. Flávia Atarão – Para a maior parte das pessoa, a aparência tem importância. Especialmente as mulheres prestam atenção especial ao seu ‘look’: umas mais, outras menos, muitas ‘demais’ …
“Look”, na gramática inglesa, é usado tanto como verbo: “ver, parecer”; ou como substantivo: “olhada, expressão, semblante e aspecto”. Ou seja, está relacionado à forma como nos vemos e principalmente como os outros nos veem.
Segundo a consultora de Moda Camila Marinho Monteiro, no mundo da moda a palavra “look” é usada para definir a combinação e configuração de acessórios e roupas. De certa forma seria como que a manifestação do estilo da pessoa. Assim, um look pode nem sempre estar de acordo com a moda vigente, mas sim estar de acordo com o que a pessoa quer expressar à sociedade por meio dele.
E não podemos deixar de lado a grande ‘indústria da moda’ que – aliada à publicidade – sugere, a cada estação (talvez a palavra mais correta seria “impõe”), tendências de cores e modelos de roupas e seus acessórios.
Partindo do significado da palavra look como o verbo ‘ver’, podemos nos questionar sobre como queremos ser vistas ao escolhermos uma roupa ou o que as pessoas irão ver em nós com determinado acessório (joias e bijuterias, tatuagem, piercing, etc.). Deste modo, da mesma forma que o que falamos ou fazemos, também nosso modo de vestir irradia valores, escolhas, opiniões.
Existe um ‘look schoenstattiano’?
Neste ano em que celebramos 100 anos da entrada das mulheres em Schoenstatt, vale a pena perguntar-se se a Aliança de Amor com a MTA influencia na forma que as schoenstattianas moldam sua vida, também sua aparência.
Vendo sob o ponto de vida que a aparência ajuda a manifestar a personalidade, certamente a vida de Aliança vai se expressar também no look escolhido. A irradiar não somente um conceito teórico… mas ALGUÉM: Maria! Assim, a aparência de uma mulher ‘aliada da Mãe e Rainha’ não precisa, necessariamente, acompanhar a moda, mas quer revelar valores como a pureza, a nobreza, a delicadeza, a atitude mariana. Quer elevar as pessoas por onde passa a uma profunda experiência de Deus. Que não escolhem roupas que chamem atenção sobre si mesmas e sobre o corpo, nem se vestem como todo mundo só para “estar na moda”. Pe. José Kentenich, nosso Pai e Fundador, sempre quis, na Família de Schoenstatt, personalidades que não se deixassem levar pela massa e isto também inclui a forma de se vestir.
Pe. Kentenich muitas vezes expressou que a sociedade se levanta ou decai por suas mulheres e se a perdição entrou no mundo por uma mulher, Eva, foi também por uma mulher, Maria, que nos veio a salvação. É nela que se espelham, como modelo de mulher livre e forte, todas as que selam a Aliança de Amor.
A dica de uma jovem schoenstattiana
Um exemplo concreto de uma jovem schoenstattiana que buscou ‘elevar’ o ambiente, por meio da aparência, foi a chilena Bárbara Kast. Em plena época das ‘minissaias’ (anos 60), descobriu uma forma de desviar a atenção das pernas: pela maquiagem, reforçou a beleza dos seus grandes olhos azuis, pois dizia: “Não quero que fiquem na beleza do meu corpo. E os olhos são ‘a janela da alma”.
Desta forma, o look pode ter uma irradiação especial, ser um apostolado silencioso, tornar-se a expressão de uma nova personalidade mariana que, convicta de seus valores e consciente da sacralidade do corpo, não o expõe aos olhos de todos através de suas roupas.
Aí está o desafio da mulher schoenstattiana: testemunhar o verdadeiro ser feminino que, infelizmente, muitas mulheres não conhecem mais: a mulher pura e nobre, uma pequena Maria que, pelo seu ser, atrai e eleva ao alto tudo ao seu redor.
Claro que isso não significa ser “cafona”. Podemos sim ser “fashion” e nobre ao mesmo tempo. Basta ter sempre em mente o que queremos transmitir com a roupa que vamos usar.
Vestir-se bem também faz parte do apostolado, principalmente com as mulheres, pois uma mulher bem vestida sempre eleva o ambiente onde ela se encontra.
*Contribuição das Irmãs de Maria de Schoenstatt da Província tabor, Santa Maria/RS
Maravilhosa matéria! Quão bonito é a verdade.
Quão belo é a verdade